Tribuna de Petrópolis

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28 alimentos para colocar no prato e cuidar da saúde dos cabelos após o alisamento

Por: Bolsa de Mulher
04/04/2017
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A estrutura do cabelo é composta por cerca de 65 a 95% de queratina, assim como minerais e água. Como os procedimentos de alisamento atuam diretamente na estrutura da fibra, provocam a perda da queratina e da oleosidade natural que atua como protetora dos fios. Resultado: o cabelo fica ressecado e suscetível à quebra.

Uma forma de repor esses nutrientes e voltar a fortalecer os fios é através da alimentação. Veja como:


Vitaminas essenciais para o cabelo

Vitamina A

É a responsável pela renovação celular, por isso, cabelos enfraquecidos que quebram facilmente, têm pontas duplas, não crescem e estão ressecados podem revelar carência de vitamina A. Para obtê-la, consuma:

1. cenoura;

2. mamão;

3. tomate;

4. manga;

5. abóbora.


Vitaminas do Complexo B (B1, B5, B7, B10)

São responsáveis por fazer o metabolismo da proteína funcionar, e é a partir dele que os cabelos se formam. A biotina é a vitamina que evita que os cabelos quebrem. É possível ingeri-la através de suplementação ou comendo alimentos como:

6. gema de ovo;

7. banana;

8. couve-flor;

9. nozes;

10. brócolis;

11. aveia;

12. feijão.


Vitaminas C

Essencial para o crescimento, a hidratação e a saúde dos cabelos porque é um potente antioxidante que participa da síntese de colágeno. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para a beleza das madeixas. A vitamina C é encontrada em alimentos como as frutas cítricas:

13. laranja;

14. tangerina;

15. limão.

Vitamina E

Antioxidante, a vitamina E destrói radicais livres e aumenta a movimentação do oxigênio entre as células promovendo o crescimento saudável deles. Pode ser encontrada em:

16. folhas verdes escuras;

17. óleos vegetais;


Se preferir, existem suplementos tópicos ou para ingestão via oral.

Mais alimentos com nutrientes para cabelos

18. Salmão

Quando se trata da saúde das fibras do cabelo, proteína é fundamental. E salmão tem um monte, além de ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, que também ajudam na saúde do couro cabeludo.

19. Sardinha

Sardinhas têm os mesmos benefícios do salmão.

20. Truta

Quer variar entre salmão e sardinha? Truta é uma alternativa para colher benefícios semelhantes.

21. Frango;


Além de proteína, as aves contêm zinco, ferro e vitamina B12, tudo para ajudá-la tanto no crescimento do cabelo, quanto para evitar queda excessiva.

22. Lentilha

Excelente fonte de proteína, além de ferro, zinco e biotina. Por isso, é uma opção saudável para vegetarianos.

23. Ovo

Ovos, claro, têm proteína. Mas também têm muitos minerais importantes, incluindo ferro. Uma dieta deficiente em ferro é grande contribuinte para o fortalecimento do cabelo.

24. Batata doce

O vegetal é repleto de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Essa vitamina promove a saúde do cabelo a nível celular.

25. Damasco

Uma deliciosa sobremesa recheada de betacaroteno.

26. Mirtilo

Os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para o folículo se beneficiam da vitamina C do mirtilo.

27. Espinafre

Apelidado de superalimento, é uma boa fonte de ferro, betacaroteno, vitamina C e ácido fólico. Todos esses nutrientes promovem a saúde do folículo piloso e do couro cabeludo.


28. Couve

Troque espinafre por couve quando quiser algo novo, que ofereça benefícios semelhantes.