Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

500 anos da Reforma Luterana XII

Por: P. Elton Pothin
14/04/2017
Compartilhar:

Em 31 de outubro de 2017, as Igrejas Cristãs em todo mundo irão comemorar os 500 anos da Reforma. A data é alusiva à fixação das 95 teses de Martin Lutero na porta da Igreja do castelo da cidade de Witenberg, na Alemanha. A partir das 95 teses, desencadeou-se o processo conhecido hoje na história por Reforma Luterana ou Reforma Protestante e deu origem a diversas denominações religiosas cristãs, dividindo a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR). 

Neste espaço, iremos ao longo do ano trazer diversos textos de Martin Lutero para conhecermos um pouco mais seu pensamento, sua obra. 

Hoje, trazemos as considerações de Lutero sobre Romanos 4.25: “(Cristo) foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.”

Quando olho para os meus pecados, eles me sufocam. Por isso devo olhar para Cristo, que tomou sobre si os meus pecados e se tornou bênção. Agora os pecados não estão mais sobre minha consciência, mas sobre Cristo, a quem procuram sufocar. Vejamos, então, o que os pecados fazem com Cristo? Derrubam-no e o matam. Ó Deus, que é feito de meu Cristo e meu Salvador? Eis que Deus o traz para fora e o ressuscita. E não só lhe dá vida, mas também assento no céu, e faz com que tenha domínio sobre todas as coisas.

Que aconteceu com o pecado? Está pendurado na cruz. Se confio nisso, tenho, a exemplo de Cristo, uma consciência feliz, pois estou livre do pecado.  Que a morte, o diabo, o pecado e o inferno se atrevam a me fazer algum mal! Na medida em que estou em Adão, certamente podem fazê-lo; terei de morrer em breve. Mas Cristo tomou sobre si o meu pecado e morreu por causa do mesmo, de sorte que não podem me fazer mal. Pois Cristo é forte demais para eles. Eles não conseguem segurá-lo. Cristo vem para fora e os deixa deitados no chão. Sobe aos céus, leva cativo o pecado e toda desgraça, e dos céus domina sobre tudo para todo o sempre. 

Assim tenho uma boa consciência, sou feliz e estou salvo, não tenho mais medo nenhum desses tiranos, pois Cristo tomou o meu pecado e o levou sobre si. Mas eles não podem ficar sobre Cristo. 

(Fonte: Castelo Forte 1983, dia 05 de abril)

Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703