Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Alunos de Engenharia de Produção doam sangue durante Trote Solidário

25/09/2017
Compartilhar:
Foto: Divulgação

Incentivados pela gincana dos calouros, que visa integrar os novos alunos e despertar o espírito solidário, cerca de 20 estudantes da Escola de Engenharia de Petrópolis (UFF) foram até o Hospital Santa Teresa (HST) doar sangue. As coletas aconteceram durante toda a manhã da última quinta-feira (21). De acordo com os organizadores, os calouros são incentivados a praticarem boas ações, como uma "competição" de doação de sangue, arrecadação de alimentos e agasalhos.

Segundo o coordenadora da ação, a estudante de Engenharia de Produção Nallary Ramal, 20 alunos passaram pela triagem e puderam efetivar a doação. "Este é o segundo ano que realizamos a doação. Sabemos da importância do ato para a instituição e a população em geral", afirmou Nallary.

Para o calouro Eduardo Luz, o trote solidário é uma ação pela vida, que demonstra amor ao próximo “A doação é uma responsabilidade social, que demonstra amor ao próximo. É mais do que doar sangue, é um trote pela vida”, disse. 

Em sua quarta edição, o trote surgiu com o intuito de ajudar ao próximo e salvar vidas, ao invés de praticar atividades que possam constranger os novos alunos. Além da doação de sangue, campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos também são realizadas. Os donativos são recolhidos e entregues pelos próprios estudantes à instituições carentes. 

“Acompanhamos a mobilização dos alunos, que estão sempre empenhados em ajudar ao próximo. É gratificante ver o quanto os nossos jovens estão preocupados com as causas sociais”, destaca Marcelle Guimarães, diretora da UFF Petrópolis. 

Doação de Sangue

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo de 50 quilos. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legais no local. Além disso, é imprescindível a apresentação de um documento oficial com foto, como o RG, carteira de trabalho ou habilitação

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa fica situado na Rua Paulino Afonso, 477, no Bingen e funciona todos dos dias, das 07h às 18h.