Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Atores com síndrome de down se apresentam no Theatro D. Pedro

11/11/2017
Compartilhar:

Neste domingo (12) o Instituto Teatro Novo de Niterói vai apresentar no Theatro Dom Pedro a peça “Os Enfermeiros”. O grupo é formado por 70 integrantes que possuem Síndrome de Down, e 25 deles vão participar da peça marcada para as 17h. Os ingressos custam R$ 10, mais 1kg de alimentos não perecíveis. As vendas serão feitas na bilheteria do teatro e os alimentos arrecadados doados para as instituições petropolitanas Pestalozzi e Apae.

Na peça jovens e adultos encenam situações do cotidiano de um enfermeiro e mostram a importância da profissão na vida de cada um. Eles reproduzem os atendimentos a diversos pacientes em situações diferentes e tratam de temas sensíveis, como gravidez na adolescência e consumo de drogas. Esta é a terceira edição que o grupo se apresenta na cidade. 

Um dos atores da peça é o petropolitano Leonardo Blanc, de 42 anos. A mãe dele, a empresária Marilza Blanc, explica que este é um espetáculo “diferente e emocionante”. “O Enfermeiro” foi criado para apresentação no curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, agora, será encenado aqui. 

“Às vezes nós saímos chorando da peça. É muito emocionante, mas, ao mesmo tempo, divertido, dinâmico, alegre. Nenhuma peça é igual à outra, porque muitos atores não sabem ler e escrever, então eles improvisam muito. É um trabalho incrível de inclusão social. Muitos chegam sem falar, tímidos, e em pouco tempo já estão interagindo, trabalhando”, explica Marilza.

Atualmente, o Grupo Teatro Novo desenvolve oficinas gratuitas para mais de 60 alunos no Teatro Cacilda Becker, Largo do Machado, RJ e no Aero Clube Charitas, em Niterói. São núcleos de teatro-escola com alunos com deficiência intelectual, culminando com apresentações abertas ao público ao final de cada mês, servindo de referência a professores, estudantes, profissionais e pessoas especiais interessadas.

Para a peça “O Enfermeiro”, os ingressos estão sendo vendidos no Theatro Dom Pedro, que fica na Praça dos Expedicionários, s/nº - Centro.