Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Definindo seus objetivos? Conheça os 4 passos para jamais perder o foco

Por: Paulo Junior
28/06/2017
Compartilhar:

Definindo seus objetivos? Conheça os 4 passos para jamais perder o foco.

Agora que você entendeu a importância de possuir objetivos para ter uma vida bem-sucedida, gostaria de saber como fazer para jamais perder o foco? Se você acha que vale a pena, vamos lá! Durante os treinamentos do Insight Generation e das sessões de Coaching, observo que a maioria das pessoas que estão no processo de definição dos seus objetivos, ou até aqueles que já os possuem, começam a perceber que fracassam porque não são objetivos que realmente os inspiram a acordar cedo pela manhã e viver o dia em sua busca. É por isso que precisamos dar significado, propósito! Objetivos significativos criam emoção e verdade dentro de você. Eles estimulam você a crescer, a se expandir. Neste momento você deve estar se perguntando: Mas então, como ter objetivos significativos? Como torna-los suficientemente atraentes para que possam extrair de mim essas emoções? O que eu devo fazer exatamente?

Excelentes perguntas! Vamos então aos 4 passos:

1. Escreva seus objetivos em um papel.

É isso mesmo! Escreva seus objetivos, não em um computador, mas no papel, ou em um diário. Acredite, algo poderoso acontece neste processo de pensar e escrever seus objetivos. Talvez quando estiver fazendo isso, possa se sentir um pouco relutante de colocar no papel, fato que já vi acontecer com várias pessoas. Contudo, é neste momento que você se torna um criador, quando você reconhece tanto para sua mente consciente e subconsciente que onde você está agora não é onde você quer estar no futuro. Seu cérebro, então, faz essa distinção e gera um sentimento de insatisfação, um dos mais fortes motivadores. Quando você está totalmente confortável e relaxado, você não se sente motivado para fazer o que for preciso para fazer as coisas novas acontecerem. Use esse sentimento de insatisfação como uma ferramenta para influenciar a si mesmo para que você possa começar a tomar medidas concretas para o seu sucesso.

2. Tenha claro o significado, o propósito.

Torne seu objetivo claro e cristalino. Escreva os detalhes: Que sensação você terá ao alcançar este objetivo? O que isso realmente significa para você? Como isso mudará sua vida? Ao ter absoluta clareza quanto ao porquê você deve atingir seu objetivo, você encontrará o seu propósito. E o propósito é mais forte do que o resultado; é ele que te mantem focado e perseverante rumo ao seu objetivo. É como na construção de uma casa, se você tiver uma boa fundação, terá um empreendimento sólido; se você criar um forte propósito, você terá o combustível necessário para suportar qualquer coisa e perseverar rumo ao seu objetivo.

3. Visualize sua conquista e acredite.

Não se preocupe se ainda não tem ideia de como você vai conseguir seu objetivo, se definiu metas que vão além de sua capacidade / habilidade atual. O mais importante é você agir com crença total e fé.

Quando seu propósito é forte e você age com crença absoluta e fé, não importa o que vier pelo caminho, pois você vai encontrar uma maneira de fazer acontecer. Mesmo que pareça impossível para você agora, você sabe em seu íntimo que você pode. Quando você adquire essa crença, você retoma o controle de sua vida. Então, mesmo que você não consiga controlar o mundo exterior ou os desafios que surgem em seu caminho, você sabe que vai perseverar e superar, porque você controla a si mesmo.

Muitas pessoas desistem prematuramente porque se concentram no resultado e depois param e dizem a si mesmas: “Eu não sei como fazer isso” ou “Eu nunca poderia conseguir isso.” Faça diferente. Tenha uma clara visualização do momento exato da sua conquista… Experimente esse momento agora… Trace seu caminho até lá e aproveite a jornada da melhor forma em busca desta realização. Acredite, vai valer muito a pena!

4. Pratique e Repita.

Pense nos melhores atletas que você conhece. Eles são a elite do esporte por diversos fatores, mas um em especial: eles treinam e repetem exaustivamente para alcançarem o tão sonhado reconhecimento. A prática e a repetição são as criadoras da habilidade. Você não pode definir objetivos uma vez, nunca olhar para eles novamente e, em seguida, esperar resultados a longo prazo. Sua mente subconsciente pode conhecer a direção geral para se mover, mas o poder vem da prática diária e da revisão constante. As pessoas que procuram uma solução rápida nunca alcançarão o domínio da habilidade. Para alcançar seus objetivos é preciso ter foco e prática. Se é uma nova habilidade que você deseja adquirir, a prática é uma parte fundamental disso. Se você está querendo atingir melhores resultados em seu negócio, deve determinar os principais processos que você precisa mudar e executá-los regularmente. Que tal trazer mais alegria e paixão para o seu relacionamento? A intimidade é uma prática diária. Se você quiser dominar qualquer coisa, precisa internalizá-la. E a prática é uma parte fundamental disso. Lembre-se, prática consistente, foco constante - isto é o que resultará em um impacto profundo e duradouro em sua vida.

Boas reflexões né? Espero que tenha curtido o post e que de alguma forma possa agregar a sua vida. Antes de fecharmos este tópico, mais algumas reflexões: Por que é tão importante alcançar este objetivo que está propondo para você? O que a conquista deste objetivo proporcionará em sua vida? Como será sua vida após a conquista deste objetivo?

Ah, não deixe de seguir o Insight Generation no seu Instagram (@insightgeneration) e Facebook (insightgeneration). 

Forte abraço e até a próxima!


Veja mais Coaching Experience


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.