Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Campanha da amamentação será mantida nos postos de saúde

25/08/2017
Compartilhar:

A campanha do Agosto Dourado chega ao fim no próximo dia 31 e a Prefeitura está intensificando as ações de incentivo ao aleitamento materno junto às unidades de saúde. Além das palestras e rodas de conversa, as equipes de estratégia de Saúde da Família estão fazendo demonstrações de como amamentar, ensinando técnicas para fazer o neném arrotar, bem como orientando quanto a higiene a ser realizada após a amamentação, entre outros. A expectativa é que o incentivo seja perpetuado junto às unidades de saúde para que as mães, durante o pré-natal, já estejam preparadas para a chegada dos bebês.

De janeiro a julho 1.841 gestantes deram à luz no Hospital Alcides Carneiro, onde é realizado todo processo de orientação sobre amamentação junto às mães logo após o parto. A expectativa da Secretaria de Saúde é que nos 31 Postos de Saúde da Família, seis Unidades Básicas de Saúde e Centro de Saúde as ações de incentivo sejam ampliadas para as gestantes.

“O incentivo à amamentação e o vínculo materno são preconizados nas estratégias da Rede Cegonha. Durante todo o mês conseguimos realizar com as equipes da Atenção Básica, atividades junto aos grupos de apoio e as gestantes acompanhadas pelos postos. Cada unidade criou a sua programação de acordo com o perfil do seu território. Mas a nossa meta é manter as palestras, oficinas, entre outras atividades para as mães com regularidade junto às estratégias de saúde da família”, anuncia Fabíola Heck, superintendente de Atenção a Saúde.

O Hospital Alcides Carneiro realizará até o dia 31 oficinas de sling, shantala e workshop de aleitamento materno junto às gestantes da unidade. Com uma média de 250 partos por mês, a maior maternidade do município com 48 leitos é referência em atendimentos às gestantes com gravidez de alto risco. A unidade conta ainda com 10 leitos de UTI neonatal.

“Iniciamos a programação com uma cantata, na última semana aconteceu um mamaço, teremos oficina de shantala que é uma massagem que acalma o neném, oficina de sling que é uma técnica para carregar o neném, workshop, roda de conversa, entre outras atividades. Diariamente já proporcionamos essas orientações junto às mães, mas durante esse mês a programação especial envolveu toda família”, afirma a coordenadora da maternidade, Lorena Sabbadini.