Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Começa hoje a Festa Literária da Serra imperial:FLISI

Por: Redação Tribuna
30/08/2017
Compartilhar:
Foto: Blog Viver e Viajar

A Festa Literária da Serra imperial – FLISI será aberta hoje, às 19h, no cineteatro do Museu Imperial, com a palestra “Traindo a Tradição: Machado de Assis e Dom Casmurro”, proferida pelo titular da Academia Brasileira de Letras - ABD, Antônio Carlos Secchin. Após a palestra, haverá sessão de autógrafos do escritor.

Secchin apresentará os principais argumentos “contra” e “a favor” de Capitu, ao longo do tempo, propondo uma alternativa que procura redimensionar o problema, levantando uma hipótese até então desconsiderada. A crítica à obra sempre se ocupou da questão do suposto adultério da personagem. Adúltera ou não, Capitu é tema que até hoje provoca paixões e divide opiniões.

A FLISI tem como tema este ano a “Memória”. Nesta segunda edição, celebrando os 120 anos da ABD, a Festa homenageia Machado de Assis, um dos fundadores da instituição em 1897 e que, até sua morte em 1908, a presidiu.

“A Festa Literária da Serra Imperial é um importante momento para Petrópolis, pois promove e instiga o pensar, com palestras, exposições, lançamentos de livros, debates, dentre outras atrações, incentivando e valorizando a cultura e sua memória. Levando em conta a importância histórica e cultural da Cidade Imperial, reunimos convidados de peso para trazer o melhor da literatura”, declara Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

A 2ª FLISI é realizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com a Fundação Cesgranrio, Museu Imperial, Centro de Cultura Raul de Leoni, Academia Petropolitana de Letras e a Casa da Educação Visconde de Mauá. Haverá sorteio de livros em todas as mesas. Inscrições e podem ser feitas pelo site www.flisi.com.br, onde também é possível consultar a programação completa da festa literária.