Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Começam hoje as inscrições de escolinhas e clubes para a Copa Tribuninha

21/09/2017
Compartilhar:
Foto: Marco Oddone

Escolinhas, clubes e associações de moradores estão se preparando para a terceira edição da Copa Tribuninha de futebol, que acontecerá nos dias 21 e 28 de outubro no estádio Atílio Marotti. Antes de entrarem em campo, porém, os representantes terão que seguir a loja Bico da Bota, no Centro Histórico, para efetuarem as inscrições no evento, que serão abertas hoje (21).

O responsável pela equipe que será inscrita deverá estar munidos com os documentos da entidade que representam, como por exemplo a relação dos atletas que vão jogar a competição nas categorias sub-8, sub-10 e sub-12. No entanto, no ato da entrega da relação, nenhum jogador poderá estar vinculado a Liga Petropolitana de Desportos – fato inédito que atende a um pleito principalmente dos representantes das escolinhas.

Isto porque, o trabalho realizado com meninos na escolinha e nos clubes que competem em torneios na cidade e em outras regiões encontra alguns diferenciais. Isto porque, a filosofia do torneio nem é a competição em si, mas proporcionar o prazer de jogar futebol sem a obrigação de conquistar o título. Desde a primeira edição, realizada em 2015, que todos os atletas levam para casa uma medalha. Afinal, só por estarem ali, são proclamados “campeões”.

O formato da Copa Tribuninha, entretanto, não sofrerá nenhuma modificação. No gramado do Atílio Marotti, a organização dividirá o espaço em três ou quatro pequenos campos de futebol soçaite (dependerá do número de equipes inscritas por categorias) e as partidas serão disputadas simultaneamente, em três tempos de seis minutos. Árbitros qualificados, da Liga Petropolitana de Desportos, vão acompanhar as pelejas atentamente. 

Hingo Hammes, Superintendente de Esportes do município, será novamente um dos principais organizadores do evento. Ele, que ao lado do atual presidente da LPD, Geraldo Barros, deu o pontapé inicial ao que se transformou hoje a Copa Tribuninha. Foi em 2007, no Petropolitano, onde organizou a chamada Copa Adidas com esse formato diferenciado. A nova adaptação ao modelo do evento, iniciado em 2015, mostra uma evolução da proposta de proporcionar à juventude a possibilidade de jogar bola sem, contudo, a exigência de vitória.

A escolha do Serrano como palco é uma outra proposta do Grupo Tribuna, a respeito da praça de esportes que sedia a bola rolando para a garotada. A razão disso é bem simples: promover uma rotatividade de partidas em diferentes estádios locais, proporcionando um ambiente diferente para a garotada a cada disputa, além é claro prestigiar aqueles que, durante décadas, forjaram atletas não apenas para o futebol local, mas também dando a chance de praticar o esporte mais popular no país.