Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Como Acontece o Processo de Desumanização

Por: Diana Bonnar
18/10/2017
Compartilhar:

Algumas pessoas me perguntam de que forma estudar e saber mais sobre o processo de desumanização está relacionado com a construção da paz. Não deveríamos falar sobre soluções, construção de empatia e rodas de cura? A minha resposta para essa pergunta é: temos como curar uma doença, sem entende-la profundamente? Saber construir um ambiente onde o vírus ou bactéria não conseguem se proliferar é fundamental para prevenir doenças e contágios. O mesmo acontece com a promoção da paz.

Para estudar a paz é preciso olhar para as feridas da humanidade, para toda sua dor e atrocidades. Não, não é um processo fácil e nem prazeroso. Mas é fundamental para desenvolver iniciativas que de fato transformem as raízes do problema. Atuar na superfície e lidar com as consequências é um mero paliativo fadado ao fracasso temporal.

Um dos temas quero explorar aqui é a processo de desumanização. Já ouviu falar sobre isso? Já fez parte desse processo?

A desumanização é um processo psicológico que demoniza o inimigo, fazendo com que pareçam menos humanos, e por sua vez, não merecedores de tratamentos humanos. Esse processo aumenta a violência, violação de direitos humanos, crimes de guerra e genocídios. Geralmente desumanizamos aqueles que percebemos como uma ameaça ao nosso bem estar ou aos nossos valores. Em uma situação de conflito os sentimentos de raiva, medo e desconfiança moldam a forma como um grupo percebe o outro. E o oponente começa a ser descrito como perigoso, monstruoso, com ausência de valores morais etc.

No vídeo abaixo você encontra a explicação mais detalhadas e com exemplos.

 Abaixo mais bibliografia para estudo:

 O Processo de Desumanização e o Papel Pedagógico dos Operadores de Segurança Pública

http://palavracoes.com/portal/artigos/rosa_maria_almeida1.pdf

Dehumanization, Genocide, and the Psychology of Indifference

Understanding the psychology of dehumanization.

https://www.psychologytoday.com/blog/philosophy-dispatches/201112/dehumanization-genocide-and-the-psychology-indifference-0

 Maiese, Michelle. "Dehumanization." Beyond Intractability. Eds. Guy Burgess and Heidi Burgess. Conflict Information Consortium, University of Colorado, Boulder. Posted: July 2003 <http://www.beyondintractability.org/essay/dehumanization>.


Veja mais no blog da Di

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.