Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Cultura japonesa invade o Palácio de Cristal com o Bunka-Sai

01/08/2017
Compartilhar:
Foto: Divulgação

A florada das cerejeiras em Petrópolis já anuncia a chegada do mês em que a cultura japonesa ganha destaque na programação com o Bunka-Sai. E o palco dessa festa é o Palácio de Cristal que será contagiado com a arte nipônica na cultura, esporte e culinária exaltando e valorizando tradições milenares. Serão quatro dias de muita diversão com a 9ª edição do Festival da Cultura Japonesa que acontece de 10 a 13 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura de Petrópolis - por meio da TurisPetro, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes - e Associação Nikkei de Petrópolis, com o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

 “Temos uma ligação muito importante com o Japão, pois Petrópolis foi a primeira cidade a receber uma delegação japonesa. É uma cultura que também tem grande influência na agricultura no município, com descendentes das primeiras famílias que aqui chegaram ainda vivendo do sustento desse setor. Nada mais justo do que celebrarmos essa cultura tão bonita e cheia de simbolismo que certamente deixa nosso mês de agosto ainda mais rico e atrativo para os petropolitanos e para nossos visitantes”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

Na programação o público vai conferir oficinas de origami, que é a arte da dobradura de papel; de mangá, que são os desenhos japoneses; oficina de língua japonesa; o Bom-Odori que é uma dança folclórica. No esporte haverá apresentações de Judô, Aikidô e Karatê; e ainda palestra sobre a gastronomia nipônica e desfile de kimonos, entre outras atividades.

 “Esse é o grande bacana da nossa cidade: um lugar que reúne a diversidade de várias influências que tornam Petrópolis tão rica culturalmente. E o festival tem esse objetivo de valorizar e destacar uma cultura tão bonita e cheia de tradições. E de um país que tem laços mais antigos com a nossa cidade do que muitos sabem”, comenta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que organiza o evento em conjunto com a TurisPetro.

 “Os festivais aprimoram a programação da nossa cidade, garantindo uma gama de atividades para o público – moradores e visitantes. Mas também a oportunidade de conhecermos e apreciarmos culturas e tradições tão distintas das nossas, mas que ainda sim também influenciaram o que Petrópolis é hoje”, disse o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.