Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Escritório de Arte Miguel Salles promove mais um de seus leilões

Por: Ana Paula Tapajóz
11/02/2017
Compartilhar:
Foto divulgação

Foi inaugurada esta semana a exposição do acervo dos 455 lotes, que serão apregoados pelo Escritório de Artes Miguel Salles,  nos dias 17 e 18 deste mês, no Shopping Valley, localizado na Estrada União Indústria, 9200, em frente a Granja Brasil. Para embalar a exposição, sábado (11), a partir das 17h tem música ao vivo com fernando Agueda e convidados como Leo Engel. 

As peças procedem de diversas coleções, dentre elas, a do ex prefeito Marcos Tamoyo, representado por sua esposa, D. Belita Tamoyo, objetos da Embaixatriz Maria Antônia Bittencourt, Annita Dolly e outros.

“Apresentamos um acervo extremamente diversificado, para todos os gostos, das mais diversas épocas, materiais e estilos”, informa Miguel Salles, dizendo ainda que  um diferencial expressivo  desta edição é  que sua realização e exposição estende-se pela área comum do shopping, bem como pelo espaço interno de diversas lojas.

“Ficou combinado que todo o lojista que o desejar poderá solicitar peças para apresentação no seu espaço. Com isso provocamos uma ideia de reenergização comercial do conceito de shopping  que, universalmente, é composto de unidades independentes desvinculadas”.

Assim, uma exposição de arte, como um leilão, representa um evento que permite que criar veios de comunicação e vinculação entre as unidades que operam normal e tradicionalmente de forma isolada, potencializando a sinergia existente e comumente desprezada que existe entre elas.

“Trata-se de uma proposta desafiante de remodelação conceitual”, complementa Miguel Salles

Dentre inúmeros destaques, estrelam originais de Antonio Bandeira, duas aquarelas certificadas pelo IAB, Instituto Antonio Bandeira, além de obras de Aldemir Martins, Belmiro de Almeida, Brecheret, Brennand, Bruno Giorgi, Cicero Dias, Ceschiatti, Djanira, Ernest Papf, Franz Weissman, Gilberto Freire, Jânio Quadros, Luiz Almeida Junior, Maria Martins, Milton da Costa, Scliar, Weingartner e muitos outros.

Miguel ressalta ainda a  beleza da coleção de imagens sacras, prataria, com um lindo e raro conjunto de paliteiros e defumadores, loucas, com importante vaso russo de São Petesburgo, serviço de jantar Inglês, cristais Lalique, Daum e Baccarat, coleção de perfumes de grife, peças orientais diversas, diversos bronzes assinados, mobiliário e diversos objetos decorativos e curiosos.

Dentre os itens colecionáveis há um álbum que pertenceu ao Barão de Petrópolis, com adorável acervo fotográfico contendo 62 retratos de família, de expressiva importância histórica. O Barão de Petrópolis e seu parente, o Conselheiro Marinho, eram médicos responsáveis pela saúde da família Imperial, D. Pedro II e a Princesa Isabel.

O Shopping Valley fica na Estrada União e Indústria, nº, 9.200, em Itaipava. Mais detalhes e o catálogo do leilão estão disponíveis no site http://www.miguelsalles.com.br/.