Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Exposição Vivare abre temporada no Centro Cultural Estação Nogueira

09/09/2017
Compartilhar:
Foto divulgação

Viva, cheia de vida. É o significado da palavra Vivare que dá nome à exposição aberta no início deste mês no Centro Cultural Estação Nogueira e que traduz o sentimento da artista Ruth Assunção. Após passar por uma depressão profunda ela encontrou na arte a saída para a doença e hoje retrata em telas pinturas que revelam o ânimo pela vida. O resultado está na mostra inédita com cerca de 10 trabalhos da artista que ficará em cartaz no espaço até 30 de setembro, com entrada franca.

“Minha paixão pela pintura começou após sofrer de uma depressão profunda e fui orientada por uma psicóloga a procurar um curso para artesanato, como parte do tratamento. Fiz um curso curto de pintura em tecido e tempos depois comecei a me interessar pela pintura em tela. Como os cursos eram muito caros, comecei a comprar materiais e fui testando, errando, mas me apaixonando. Amo as cores e deixei para trás o buraco negro que a depressão nos leva. Hoje vivo pintando cores e alegria. Amo o que faço e gosto de mostrar meus trabalhos”, comemora a artista, que deu início à nova fase cheia de vida e arte em 2012.

Neste trabalho inédito, Ruth revela não apenas uma nova diretriz de vida, mas também o talento para a pintura. Nas obras passeia pela arte abstrata com algumas passagens em paisagens.

“Sinto necessidade de pintar e o abstrato me encanta”, revela a artista que fez sua primeira exposição individual em julho de 2014 no Centro de Cultura Raul de Leoni. No Centro Cultural Estação Nogueira expõe pela primeira vez sozinha, tendo já exposto seus trabalhos em coletiva. Desde então o currículo de Ruth Assunção reúne duas mostras individuais e diversas coletivas, inclusive fora de Petrópolis, como Areal e também em Eunápolis, na Bahia.

As obras de Ruth Assunção que compõem a mostra Vivare ficam em exibição até dia 30 no Centro Cultural Estação Nogueira. “Pinto cores, pinto vida!”, celebra a artista. A visitação pode ser feita segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados, de 9h às 14h. Mais informações pelo telefone  (24) 2237-3860.