Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

“Fonte da Vida” é o tema da exposição do artista plástico Rodrigo Andriàn

Por: Redação Tribuna
02/07/2017
Compartilhar:

O artista plástico Rodrigo Andriàn apresenta suas obras no Espaço Cultural InterTV até o dia 7 de julho a exposição “Fonte da Vida”. A mostra reúne 20 pinturas em acrílico sobre tela, que inclui a série de "Pássaros Brasileiros" que foi apresentada entre 2015 e 2016 em quatro cidades europeias: Toulouse, Porto, Roma e Berlim. Além da recente série "Rios Brasileiros" que seguirá numa exposição itinerante pela Região Sudeste junto ao Projeto Ciência Móvel da Fundação Oswaldo Cruz.

A exposição une a arte ao artesanato, com suvenires estampados com as pinturas, canecas, almofadas e bonecas de pano, uma tradição alemã, confeccionadas pela esposa do artista, a artesã e professora Mônica Henrichs Louro, com inspiração no trabalho de suas bisavós, a alemã Elisa Henrichs e a mineira Maria Cândida de Jesus de Oliveira. 

Na galeria durante a exposição está sendo apresentado um vídeo com depoimentos de pessoas de cidades e diferentes profissões com opiniões sobre o que significa a fonte da vida. 

“Para mim, a fonte da vida é algo que nos impulsiona, nos faz buscar a realização do que desejamos, é a essência que está em cada um de nós, é o divino que habita em nosso ser, entre o real e o abstrato. É tudo que buscamos alcançar por nós mesmos, e também estão as mãos invisíveis de Deus que vão conduzindo nossos passos”. 

A pintura do artista Rodrigo Andriàn, num estilo figurativo contemporâneo, combina o geométrico e o orgânico, o masculino e o feminino, aspectos contrários e complementares, a temática brasileira é uma constante, e sempre atreladas a questões históricas, culturais, de incentivo ao turismo, e sobretudo de preservação do meio ambiente.

A obra que dá nome à exposição "Fonte da Vida", apresenta um mapa do Brasil com sua hidrografia, as formigas no canto inferior esquerdo lembram a força do trabalho e as coisas simples, pouco acima a cigarra, a parte lúdica que também é importante em nossas vidas, as mãos dadas no centro da tela: o amor, a família, os amigos; o calor do sol no canto superior direito, todas verdadeiras fontes de vida.

Na galeria os visitantes também são convidados a beber uma deliciosa água aromatizada, a exemplo da fonte da vida. O endereço é Rua da Imperatriz, nº 327, no centro. A visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h. Mais informações no site www.rodrigoandrian.com ou na página  www.flickr.com/photos/rodrigoandrian.