Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Gastronomia de excelência ganha destaque no inverno em Petrópolis

10/07/2017
Compartilhar:

Petrópolis também é reconhecida pela gastronomia de excelência, que reúne diversidade de sabores e temperos e criações de renomados chefs. Setor que ganha ainda mais destaque no inverno, a alta temporada na Serra. Festivais gastronômicos, com os quitutes típicos da estação mais fria do ano, tornam a Cidade Imperial ainda mais atrativa nesse período. O resultado está na ocupação hoteleira, que neste fim de semana apresentou 81,23% dos leitos do Centro e arredores preenchidos. Com ônibus de turismo por todo o município, Petrópolis confirma ser um dos destinos mais importantes, sendo um dos cinco indutores do turismo no estado.

“Petrópolis é uma cidade completa, com roteiros para todos os gostos, públicos e estações do ano. Mas sabemos que o inverno é um período ainda mais procurado pelos nossos turistas e visitantes. Por todo o charme da estação e da cidade nesse período. E certamente pelo nosso circuito gastronômico que é muito procurado por quem aprecia uma boa culinária. E isso ganha ainda mais força com os festivais que valorizam e destacam pratos e menus ideais para aquecer o público com as baixas temperaturas”, comentou o prefeito Bernardo Rossi.

 Para Christian Cox, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a grande variedade de restaurantes, bares e bistrôs da cidade garantem ao público – moradores, visitantes e turistas – uma gama de opções para desfrutarem diversos tipos de gastronomia. E o melhor, com produtos de Petrópolis.

 “Petrópolis é um dos principais polos gastronômicos do país. Pela formação e característica da nossa cidade temos essa diversidade de culinária com influência alemã, italiana, japonesa, entre outras. São várias características que vieram somar a nossa cidade e promover essa variedade que temos hoje. E quanto ao abastecimento temos um cinturão verde muito forte em volta, com várias regiões produtoras de hortifruti que são aproveitados pelos restaurantes e para desenvolver seus pratos. Isso faz com que essa experiência gastronômica fique bastante localizada, personalizada e uma referência local com produtos frescos da região”, destacou Christian, que atua há mais de 30 anos no ramo da gastronomia.

E para tornar a estadia na Cidade Imperial ainda mais apetitosa nesse período, festivais gastronômicos reservam ao público menus especiais. Os apreciadores de um bom vinho têm no Serra Wine Week a oportunidade de conhecer e se deliciar com uma seleção de 10 rótulos a preço promocional. O evento acontece até 16 de julho em 25 restaurantes participantes. Quando o assunto é aquecer, o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes garante ao público as delícias do inverno com cardápios exclusivos em 38 estabelecimentos da cidade. Os menus especiais são oferecidos até 31 de julho. E quem curte apreciar o produto artesanal local a pedida é o AgroSerra – Da Roça ao Prato, que acontece de 21 a 23 de julho na Praça de Secretário.

“Esse é mais um diferencial de Petrópolis. Já temos um circuito gastronômico que é referência, para ser apreciado durante todo o ano. Mas a cidade oferece ainda festivais especiais com cardápios exclusivos para esse período mais charmoso e frio que certamente agregam valor à nossa cidade e à visita dos nossos turistas. Eles conhecem uma cidade linda, encantadora e rica em história e cultura. Mas que também garante excelentes experiências gastronômicas que deixam qualquer um com água na boca”, disse o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.