Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Inscrição para edital de seleção de projetos culturais termina no dia 11 de setembro

07/09/2017
Compartilhar:
Foto divulgação

Termina na próxima segunda-feira (11) o prazo das inscrições para o edital de projetos artístico-culturais lançado em julho pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes. A licitação, na modalidade concurso, vai contemplar projetos que serão financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, no valor total de R$ 520 mil. Serão selecionados até quatro projetos de cada um dos 13 segmentos do Conselho Municipal de Cultura para serem executados nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.

“Tivemos o cuidado para que todo o processo fosse feito corretamente para garantir a legalidade do processo. Assim como a preocupação em sanar dúvidas de questões conceituais e sobre a documentação exigida para que os agentes culturais consigam vencer essa parte burocrática e concorrer à seleção tão importante para a classe cultural. É necessário que todos entendam a seriedade do processo. Por isso a série de exigências documentais para uma seleção que vai garantir a democratização e acesso aos interessados com projetos custeados com dinheiro público”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, destacando que os projetos concorrentes só serão avaliados após o término da inscrição, pela Comissão de Projetos do Conselho Municipal de Cultura, que aprovou o edital do processo.

O concurso é aberto à pessoa jurídica, incluindo Microempreendedor Individual (MEI), que pode participar apresentando até dois projetos. Vale destacar que para cada projeto é necessário fazer uma inscrição, que deve ser feita de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h, na Superintendência de Cultura do IMCE - que fica na Praça Visconde de Mauá nº 305, Centro. 

No mês passado, o IMCE promoveu uma oficina para agentes culturais para esclarecer dúvidas sobre a parte burocrática e conceitual do processo, como a documentação necessária para participar da seleção. O encontro teve a participação da diretora do Delca, Íris Palma, setor responsável pelo processo licitatório. Na ocasião foi apresentada a lista de documentos exigidos para concorrer à seleção, assim como solicitá-los, além de um formulário padrão pontuando as dúvidas sobre cada item do edital e explicado item a item.

É importante lembrar que todos os projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura devem obrigatoriamente estar inseridos no Plano Municipal de Cultura. O processo vai selecionar até quatro projetos de cada segmento representado pela sociedade civil. São eles: artesanato, artes plásticas/visuais; audiovisual; bandas marciais; canto coral; culturas afrobrasileira, indígena e popular; cultura germânica; cultura urbana; dança; escolas de samba e blocos carnavalescos; literatura; música e teatro.

Mais informações sobre documentos necessários e inscrição podem ser obtidas no edital publicado no site da Prefeitura www.petropolis.rj.gov.br.