Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Comandante dos Bombeiros alerta sobre cuidados em cachoeiras

Por: Aline Rickly
10/01/2017
Compartilhar:
Foto Aline Rickly

Nessa época do ano, é comum que os petropolitanos e também turistas procurem as cachoeiras para se refrescar. O comandante do Corpo de Bombeiros, Agostinho Sequeira, lembra que é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Ele disse que, em Petrópolis, há uma estatística baixa de ocorrências desse tipo. A última aconteceu na última segunda-feira, onde um homem morreu afogado em uma cachoeira no Vale das Videiras. Antes disso, em dezembro, houve um acidente na Serra Velha da Estrela. Na ocasião, duas adolescentes estavam brincando na cachoeira e uma delas pulou em cima da outra, provocando uma lesão. Embora este acidente não tenha sido grave, Agostinho lembra que foi preciso mobilizar as viaturas e equipe do Corpo de Bombeiros para o local, o que pode prejudicar ou atrasar o atendimento a outras ocorrências. 


O comandante do Corpo de Bombeiros lembra que os socorros nessas áreas são mais difíceis e demorados. “Geralmente são locais de acesso complicado então até a equipe chegar até a vítima demora”, lembra. Ele disse que pelo menos quatro pontos devem ser avaliados antes de entrar em uma cachoeira. O primeiro é que a pessoa só deve entrar se souber nadar. O segundo é observar se é possível ver o fundo. Agostinho pede para que nunca se mergulhe de cabeça em uma cachoeira porque sempre há pedras que podem provocar um acidente grave. Também é preciso ter cuidado com trombas d´água que acontecem principalmente nestas épocas do ano. “Nos vales há pouca visibilidade do céu e a tromba d'água pode descer arrastando tudo o que tem pela frente. É importante que os banhistas evitem ficar na água quando estiver chovendo”, comentou. 

Ele disse ainda que os cuidados com crianças devem ser redobrados. “Assim como na praia é preciso ter atenção. O rio engana muito. Às vezes a correnteza parece fraca mas não é”, alertou.