Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Detro bate recorde de apreensões em fevereiro

03/03/2016
Compartilhar:

A fiscalização do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, registrou recordes de multas e apreensões. Somente no mês de fevereiro, os agentes identificaram um total de 1.896 infrações e registraram 939 recolhimentos, entre veículos sem autorização para transporte de passageiros e ônibus e vans intermunicipais da frota regular flagrados operando sem condições de tráfego.

Os números refletem o reforço das operações em todo o estado. Nas ações diárias de combate ao transporte remunerado de passageiros sem autorização, as equipes recolheram 790 veículos, sendo 138 vans, 18 ônibus e 634 kombis, táxis e carros de passeio flagrados realizando lotada. Já nas fiscalizações voltadas para verificar os serviços prestados na frota regular, 122 coletivos foram recolhidos às garagens e 27 vans do sistema retiradas de circulação.

Os agentes ainda aplicaram 39 infrações em vans regulares e 123 multas nos ônibus intermunicipais.
Nestes primeiros dois meses do ano, 3.770 multas foram aplicadas e 1.826 veículos retirados de circulação. Para o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, os números comprovam que esse trabalho é primordial para a melhoria do transporte intermunicipal de passageiros.

- Nossas equipes estão nas ruas, combatendo o transporte sem autorização em todo o estado, que aumenta sensivelmente o risco de acidentes. Paralelamente, realizamos operações frequentes na frota regular -  afirmou o presidente do Detro.


Canal de comunicação 


Além das ações de inteligência, o Detro utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as operações. Os passageiros encaminham informações à Ouvidoria pelo telefone, Whatsapp e pelo aplicativo Fiscal de Bolso. Somente em fevereiro, a Ouvidoria totalizou 929 registros, sendo os itens mais reclamados: horário irregular (169), não parar no ponto (145) e má conservação de veículos (117).


Para participar, ao entrar em contato com a Ouvidoria, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141. O número do WhatsApp Fale Detro é (21) 98596-8545. Denúncias contra transporte sem autorização também podem ser feitas por estes canais.