Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Empresários cobram melhorias no trânsito

Por: Redação Tribuna
13/10/2017
Compartilhar:
Bruno Avellar / Tribuna de Petrópolis

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) promoveu nova reunião com a CPTrans para cobrar soluções, a curto prazo, para melhor o trânsito em Itaipava. Durante o encontro, na noite da última terça-feira na Pousada Arcádia, técnicos da CPTrans sugeriram um teste que impeça os cruzamentos entre o Terminal e o Shopping Estação Itaipava para desafogar o trânsito. A proposta foi aprovada e o teste será realizado das 16h às 19h nos dias 24, 25 e 26 de outubro (terça, quarta e quinta-feira, respectivamente). 

“Antecipadamente pedimos a colaboração da população durante esses testes. Queremos melhorar a fluidez do trânsito em toda Itaipava, mas infelizmente ainda não temos recursos para realizar as intervenções de mobilidade urbana necessárias. Enquanto isso, vamos tentar implementar ações a curto prazo que sejam possíveis de serem realizadas, caso o teste seja positivo”, explicou o presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Nos períodos em que a CPTrans estiver fazendo os testes, os motoristas que passarem pelo trecho em estudo não poderão cruzar a pista para acessar escolas, condomínios ou o comércio da região. Os condutores serão orientados a retornar no Shopping Estação Itaipava ouno trevo na altura do Terminal Itaipava. “Queremos impedir que os motoristas parem o trânsito para fazer essas conversões”, ressaltou Maurinho.

Entre as principais reclamações do trade turístico e dos empresários destacam-se o alto índice de panfletagem nas vias, estacionamento irregular, falta de vagas para carga e descarga, falta de controle das faixas de pedestres e, principalmente, os eventos no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, que frequentemente levam grande público ao local nos finais de semana sem qualquer atuação dos agentes de trânsito.

“Precisamos de uma ação imediata. Sabemos que obras demandam tempo e dinheiro. Já que não temos um, nem outro, há urgência de tentarmos essas medidas que podem mitigar os nossos problemas com trânsito na região, que a cada dia fica mais impraticável”, afirmou o presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui.

Samir deixou claro também que o trade não é contra os eventos no parque, mas que o município precisa garantir o mínimo de estrutura para manter a organização e a ordem em Itaipava. “Enviamos ofício à TurisPetro solicitando que os promotores cumpram normas para a realização de eventos de médio e grande porte, como a contratação de agentes para reforçar o apoio ao trânsito na Estrada União e Indústria, que sofre com o aumento do fluxo de veículos, prejudicando o deslocamento dos moradores e de turistas que visitam a nossa cidade”.

O encontro contou com a participação dos administradores dos shoppings, empresários, representantes de supermercados, da Associação Comercial de Itaipava e da NovAmosanta.