Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Exposição vai reunir mais de 1,5 mil carros antigos no Parque de Itaipava

Por: Luana Motta
16/08/2017
Compartilhar:

No próximo fim de semana o Parque de Exposições de Itaipava vai ser palco de uma antiga paixão. Vai acontecer o Serra Bugs, um evento que reúne amantes de carros antigos, música boa, comida de rua e, claro, muitas histórias para contar. O evento que neste ano entrou oficialmente para o calendário da cidade, é realizado em comemoração ao aniversário de três anos do Clube de carros antigos Serra Bugs Air Cooled. Mais de 1.500 carros são esperados nesta edição. 

No local estarão expostos carros de colecionadores, alguns com mais de 30 anos. Alguns modelos originais que possuem 80% das suas peças de fábrica. Terá também os famosos estilizados, que para as modificações vale de tudo, bancos modificados, rebaixados e até pintura personalizada. Mas o destaque neste ano, serão os enferrujados. Eles não tem essa característica por falta de cuidado, mas seguem um estilo chamado Rat Look. No qual, o carro é propositalmente enferrujado. Sua pintura é removida, e ele ganha uma nova roupagem enferrujada. 

Na edição de 2016, cerca de 1.200 carros foram expostos. Os colecionadores são de vários estados. Neste ano já confirmaram presença clubes de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, e de vários lugares do estado do Rio de Janeiro. Mas quem não é membro de clubes, e tem carros antigos, também pode participar da exposição. O evento é aberto ao público, basta o colecionador fazer a inscrição do seu automóvel no dia. 

Quem foi na última edição, com certeza, vai lembrar de um fusquinha enferrujado que foi a sensação dos visitantes, carinhosamente apelidado de Tétano, que, neste ano, não será só mais um dos carros expostos. Quem comparecer ao evento terá a chance de levá-lo para casa. O tesoureiro do Clube, Maicon Monteiro contou que por causa sucesso, o Clube decidiu comprar o fusquinha e irão sorteá-lo. Para participar do sorteio, o interessado dele doar 5 kg de alimentos não perecíveis e, com isso, ganhará um cupom que dá direito ao sorteio. Mas é importante que, quem estiver participando, esteja no local na hora do sorteio, caso não esteja, o prêmio será colocado novamente para sorteio. 

Duas bandas petropolitanas também vão se apresentar no palco do Serra Bugs, no sábado quem comanda a partir das 18h é a Banda Vulgo Rock Blues, e no domingo a partir das 13h, é a vez da Banda Plataforma 16. Os intervalos ficam por conta do DJ Marco Rock. Para a criançada haverá um espaço Kids, e também um mini fusca. 

O espaço contará com food trucks, e barracas de comidas de rua. Para quem está procurante peças de automóveis também pode encontrar no vento. Estará presente um famoso mercado de pulgas, que são aquelas feiras onde podem ser encontradas peças e itens antigos de automóveis. “As pessoas que vão nos eventos sempre precisam de alguma coisa, alguma peça, e nesses mercados é mais fácil de encontrar”, comentou, Maicon. 

Três anos de Serra Bugs Air Cooled

Tétano não é o único carro que ajuda a contar a história do clube. Tem também a Genoveva, uma Kombi Furgão, de 1978, que é membro do clube há um ano e meio. No evento do ano passado, a mascote do clube participou da exposição, e todos que participaram do evento puderam deixar sua marca na lataria. Com uma caneta própria para escrever em tintura de carros, Genoveva é personalizada pela assinatura dos participantes da última edição. 

Fundado em 2014, o clube começou com a paixão de um grupo de amigos por carros antigos. Maicon contou que tudo começou com 5 colecionadores, que viajam juntos para eventos vizinhos, e faziam reuniões, até que resolveram fundar o clube. Hoje com 70 afiliados, os membros se encontram todas as quartas-feiras em frente a Catedral no Centro. Mas os afiliados não colecionam qualquer carro, a característica principal deste grupo são os carros antigos refrigerados a ar. 

A paixão pelos automóveis antigos fez do clube uma grande reunião de amigos. “Nos reunimos toda semana, viajamos juntos para outros eventos, somos amigos”, contou, Maicon. “Tem um cara, o Gaúcho, que se mudou para Petrópolis e não conhecia ninguém. Para fazer amizades, ele comprou um fusca e entrou para o clube. Hoje ele está enturmado, é amigo de todo mundo. Tudo começou com a paixão pelos carros”. 

Maicon contou que a paixão por carros é tanta, que ele mesmo já comprou três vezes o mesmo carro. “Eu tinha um Puma GTS, de 1973, que comprei ele três vezes. Comprei a primeira vez, ai um tempo depois fui comprar um imóvel, e não tinha todo o valor. Então dei o Puma para completar, mas pedi para o comprador que guardasse ele para mim, porque eu ia comprá-lo de volta. Passou um tempo, consegui o dinheiro, e comprei ele de volta. Passou um tempo, vendi ele de novo, para uma pessoa do Rio Grande do Sul, o tempo passou, e comprei ele de novo. Agora vendi ele de novo, mas acho que dessa vez não volta mais. Cada vez que eu chegava em casa com o carro, minha esposa brincava dizendo que não acreditava que eu tinha comprado ele de novo”, brincou, o membro do Clube. 

Mais informações sobre o evento

O evento acontece no próximo fim de semana, nos dias 19 e 20 de agosto, a partir das 9h. A entrada é franca. Os primeiros 500 carros inscritos ganharão um brinde e um certificado de participação no evento. As inscrições são feitas diretamente no local. 

Os alimentos serão recolhidos durante os dois dias, e após o evento serão doados pelo Clube para instituições carentes da cidade. Para saber mais informações sobre o evento, e sobre o clube, basta acessar www.serrabugs.com.br ou a página do clube no facebook.