Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Prorrogadas as inscrições para a meia maratona Imperador D.Pedro II

06/03/2016
Compartilhar:
Reprodução internet

As inscrições para a Meia Maratona Imperador D. Pedro II foram prorrogadas e, agora, podem ser feitas pelos atletas até às 18h do dia 9 de março, próxima quarta-feira, pelo site http://ae.allen.com.br/eventos. O evento, que há mais de 15 anos não acontece em Petrópolis, será realizado no dia 13 de março e faz parte das comemorações pelo aniversário de 173 anos de Petrópolis. A boa notícia para quem é de fora da cidade é que, por meio da Fundação de Cultura e Turismo e também do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, hotéis e pousadas estão com descontos especiais nas suas tarifas para o final de semana de realização da prova. A largada acontecerá ás 7h na sede do 32 Batalhão de Infantaria Leve (BIL) e a chegada, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, será marcada por um encontro gastronômico e shows, em mais uma edição do Food Truck Imperial.

O evento é uma realização da Serrana Center Promoções e Eventos, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis e do 32 BIL – Batalhão de Infantaria Leve e devolve ao calendário de corrida de rua da cidade a realização de uma meia maratona, que há mais de 15 anos não acontecia no município.  Com 21 quilômetros de corrida, a meia maratona inaugura o Circuito Serra Verde Imperial e também homenageia o aniversário de 173 anos de Petrópolis.

“A solenidade de largada, no BIL, será marcada pela participação da Banda do BIL, por tiros e pela oração do combatente de montanha. Durante todo o percurso, soldados também estarão no staff dando assistência e auxiliando o trânsito durante a prova. Tudo está sendo detalhadamente organizado para garantir uma prova de alto nível aos atletas que irão nos prestigiar”, destacou Flávio Câmara, um dos organizadores do evento.

O secretário de Esportes e Lazer, Renato Freixiela, ressaltou a importância de uma meia maratona para fortalecer o calendário de corridas de rua da cidade: “Essa prova incorporou a tradicional Corrida do Imperador, que é sempre realizada no mês de aniversário da nossa cidade. Estamos muito animados com este grande evento, que também servirá de treinos para que atletas profissionais participem de outras provas de alto desempenho, até fora do país”.

Na manhã da última quinta-feira (3/3), representantes da Serrana Center, organizadora do evento, a diretoria de trânsito da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), e uma equipe do BIL, fizeram uma visita técnica em todo o percurso de 21 quilômetros: “Percorremos, pessoalmente ponto a ponto do percurso para avaliar se os pontos de hidratação estão adequados, assim como de banheiro e apoio ao trânsito. Posso afirmar que os atletas terão uma prova segura e muito bem sinalizada”, destacou o coordenador Técnico da Meia Maratona, Hingo Hammes, lembrando que a estrutura contará ainda com batedores da CPTrans, duas ambulâncias, sendo que uma delas é UTI, além de uma moto socorrista.

O percurso passa pelas ruas 29 de Junho, Duque de Caxias, Itália, Bingen, Paulino Afonso, Montecaseros, 7 de Abril, Avenida Roberto da Silveira, Praça da Liberdade, Avenida Koeler, Rua da Imperatriz, Rua Raul de Leoni, Avenida Ipiranga, Rua 13 de Maio, Avenida Barão do Rio Branco, Rua Dr. Hermogênio Silva e Estrada União e Indústria.

 “Será um evento festivo, porque estaremos comemorando o aniversário de Petrópolis, solidário e de responsabilidade ambiental. Estaremos arrecadando geleia de mocotó e leite em pó para doação aos idosos que estão no abrigo São Bento Cottonelo, que atualmente está sob a intervenção administrativa da Promotoria de Justiça e Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência. Já os copos descartados pelos corredores durante a prova e outros materiais recicláveis serão doados à Cooperativa de Reciclagem de Petrópolis”, destacou Samir El Ghaoui, também responsável pela organização da Meia Maratona Imperador D. Pedro II.

Food Truck Imperial participa da Meia Maratona Imperador D. Pedro II – A 5 edição do Food Truck Imperial será o ponto de chegada dos participantes da Meia Maratona Imperador D. Pedro II. O evento será realizado das 8h30 às 18h, com entrada e estacionamento gratuitos.

Essa é a terceira vez que o encontro gastronômico é realizado no distrito de Itaipava e vem atraindo um número cada vez maior de visitantes, entre moradores da cidade e turistas. Com o patrocínio da Cerveja Skol Ultra, além do cardápio diversificado dos trucks, os visitantes também poderão conferir os shows Walter Junior e Luciana Spedo (The Voice Brasil) e a banda Band´Ana.

Em um evento para toda a família, os amantes de carros antigos terão mais alguns motivos para marcar presença. Lá haverá uma exposição de modelos de autos do grupo Serra Bugs. Já para as crianças, área kids com recreadores da Universidade Estácio de Sá.