Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

#QueimadaNão: prefeitura inicia campanha educativa contra queimadas

17/07/2017
Compartilhar:
Foto: Divulgação

A Prefeitura iniciou hoje (17), no Esporte Clube Cascatinha, a campanha educativa #QueimadaNão. O objetivo do trabalho é conscientizar os jovens da cidade sobre os perigos das queimadas indiscriminadas e da soltura de balões. Além do Cascatinha, outros quatro clubes recebem a atividade: Corrêas, Serrano, Magnólia e Coronel Veiga. Em agosto, será a vez das escolas e das comunidades com maior risco de serem atingidas por incêndios florestais.

O trabalho é organizado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e conta com o apoio Superintendência de Esportes da cidade. No primeiro dia de atividades, o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, falou sobre as mudanças climáticas no planeta e pediu aos jovens que repassem a informação aos colegas.

“As mudanças climáticas estão trazendo problemas em todo o planeta e é importante explicarmos isso às crianças e aos adolescentes. Pedimos a eles que carreguem as informações para os amigos, parentes, vizinhos e que todos contribuam com a nossa campanha. Esperamos passar o inverno com o mínimo de ocorrências possível. É fundamental que Petrópolis compre a ideia da prevenção aos desastres”, disse Paulo Renato.

O Superintendente de Esportes da cidade, Hingo Hammes, destacou que o trabalho é importante para a formação dos jovens.

“Todo conhecimento é importante. Os clubes entenderam que a formação não é apenas do atleta, mas também do cidadão. Estamos trabalhando em conjunto pensando no melhor para a população da cidade”, disse Hingo. 

O Esporte Clube Cascatinha reuniu os 40 garotos, das categorias sub-15 e 17, para participar da atividade. Segundo Romulo Barros, presidente da instituição, os meninos precisam entender que a formação pessoal de cada um é tão importante quanto a profissional. “O sonho desses jovens chegar ao futebol profissional, mas mais do que isso, eles precisam de conhecimento para a vida deles. Esses jovens já participaram de outras campanhas, como o maio amarelo e de doação de sangue. É fundamental que cresçam como pessoas”, disse.

A campanha #QueimadaNão é uma ação preventiva do Plano Inverno, que orienta e traça um plano de contingência para o combate aos incêndios florestais que atingem Petrópolis no período de estiagem. O primeiro plano de contingencia para a estação está disponível no site da prefeitura.