Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Semana Nacional de Trânsito: Bombeiros simulam acidente na Praça D. Pedro

Por: Janaina do Carmo
20/09/2017
Compartilhar:
Foto: Bruno Avellar

Quem passou pela Praça Dom Pedro, no Centro Histórico, na manhã de hoje (20) pode assistir a um simulado de acidente de moto. Três pessoas se passaram pelas vítimas e foram atendidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito promovida pela Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans).

"É importante esse tipo de ação para conscientizar os motoristas, principalmente quem anda de moto", disse o aposentado Aécio Flávio, de 65 anos, que fez questão de assistir a toda a simulação. "Estava passando e vi a movimentação dos bombeiros. Agora que vi que era uma simulação", contou.

A Semana Nacional de Trânsito começou no dia 18 e segue até a próxima segunda-feira (25) e tem como objetivo sensibilizar a população sobre os altos índices de acidentes que este ano já vitimaram 581 pessoas de janeiro a julho, de acordo com dados do Hospital Santa Teresa (HST) - unidade referência no atendimento de traumas. "Mais de 50% dos acidentes atendidos pela nossa corporação estão envolvidas motos", disse o capitão Daniel Campos do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Durante o simulado, o capitão Daniel deu orientações sobre o primeiro atendimento e como as pessoas devem proceder no momento do acidente. "São três regras básicas: primeiro não pode movimentar as vítimas e nem oferecer água ou algum tipo de comida; segundo sinalizar o local do acidente e terceiro acionar o socorro", explicou. Bombeiros civis também participaram da ação prestando os primeiros socorros às vítimas até a chegada das ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito acontece no sábado (23) uma pedalada pelas ruas do Cento Histórico. O encontro dos ciclistas está programado para às 14h na Praça da Águia, com saída às 15h. O percurso partirá da Praça da Águia em direção à Rua da Imperatriz, segue no lado par e retorna próximo ao Cefet seguindo pelo lado ímpar até a Praça da Inconfidência. De lá, elas seguem pelo lado par e entram, na altura do Obelisco para a Rua da Imperatriz, retornando em frente à Câmara dos Vereadores e seguindo pela Imperatriz até Rua Irmãos D’Ângelo, que dá acesso a 16 de Março. Ao fim da 16 de Março, sobem pela Nelson de Sá Earp até a Praça da Liberdade.

Também no sábado acontece o I Encontro da Liberdade de Petrópolis, que deve reunir ao menos 42 moto-clubes da cidade, que vão promover uma motociata da Praça Visconde de Mauá até a Praça da Liberdade.