Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Máscara com chocolate em pó trata o couro cabeludo e hidrata os fios

Por: Bolsa de Mulher
24/03/2017
Compartilhar:

As receitas caseiras são alternativas usadas por muitas pessoas nos cuidados com os cabelos, mas é preciso ter atenção na hora de escolher os ingredientes e saber se eles podem ou não fazer mal aos fios ou ao couro cabeludo.

Uma dica para quem tem cabelos ressecados é o uso do achocolatado em pó. O farmacêutico e homeopata Jamer Tejada explica como o produto funciona.



Benefícios do chocolate em pó para os fios

Segundo ele, o cacau em pó é ótimo para a hidratação. Além disso, ao entrar em contato com o couro cabeludo, por ter uma ação antioxidante, acaba beneficiando a circulação. "É como se desintoxicasse o couro cabeludo, por isso é ótimo para o tratamento de dermatites", diz.

Ele explica que o cacau em pó é obtido através do processamento dos grãos do cacau, tendo a maior parte de sua gordura removida e restando uma pasta seca, que é o que se transforma em pó.

"O cacau é rico em flavonoides, como a epicatequina, um poderoso antioxidante, além de cromo, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio e cafeína entre outras substâncias nutritivas. Em uma xícara de cacau em pó teremos aproximadamente 12 gramas de gorduras totais, sendo que 7 gramas serão saturadas, 4 gramas monoinsaturadas e o restante serão gorduras poli-insaturadas. Essas gorduras são as principais responsáveis pela hidratação do cabelo", afirma.

A dica do profissional ao preparar uma receita caseira é dar preferência ao pó de cacau orgânico e evitar os industrializados, que contêm altas quantidades de produtos químicos, como conservantes, acidulantes e demais corantes. "Quanto mais próximo à forma in natura melhor".



Receita caseira para hidratar com chocolate

Para fazer um tratamento nos fios e uma hidratação profunda, além de tratar quaisquer alterações no couro cabeludo como dermatites e psoríase, ele ensina a preparar uma receita indicada para todos os tipos de cabelo.


Ingredientes

20 ml de óleo de coco

50 gramas de cacau em pó orgânico

100 ml de leite


Modo de preparo

Adicione os óleos no cacau em pó até ficar uma mistura homogênea. Aplique a mistura em toda extensão dos fios e couro cabeludo, deixar agir por 20 minutos, depois enxague bem. Pode ser usado até duas vezes por semana.