Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Meio Ambiente flagra e pune três casos de maus-tratos a animais

05/06/2017
Compartilhar:
Divulgação

O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, em apoio a Coordenadoria de Bem-estar Animal, multou três donos de animais por causa de maus-tratos, na última sexta-feira. Durante a operação que aconteceu no Bingen, os ficais entregaram ainda outras quatro notificações. Em todos os casos, os responsáveis já haviam sido orientados sobre quais as medidas deveriam ser adotadas e não cumpriram as determinações. O valor das multas é de R$ 800. “Nesses casos, não houve crueldade contra os animais. Mas vimos situações que os donos não fizeram a higieniza- ção dos recipientes de comida ou o animal não tinha um abrigo para ficar caso estivesse chovendo. Também houve um caso em que um cachorro estava preso em uma corrente. Como os donos não cumpriram com as determinações que haviam sido estabelecidas, eles foram multados”, explica o chefe do setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Miguel Fausto.

O veterinário da Secretaria, Vitor Natan, explicou que os maus tratos ficam configurados quando os animais sofrem ações diretas ou indiretas capazes de provocar privação das necessidades básicas. “Vai desde o abandono até mesmo a agressões. Minha primeira atitude é sempre pedir ao dono para se colocar no lugar do animal. Precisamos estar atentos a esses casos”, disse Vitor.

Para denunciar os maus-tratos a animais, qualquer pessoa pode fazer um Boletim de Ocorrência (BO) junto à delegacia mais próxima. O responsável deve ser identificado e seu endereço registrado. Outra maneira de denunciar é encaminhar o caso a Coordenadoria de Bem-estar Animal, pelo telefone: 2233-8176. “Contamos com o apoio da população nestes casos. É importante a atuação em conjunto com os moradores, que podem denunciar sem ser necessária a identificação”, considera o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.