Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Multirão de Vacinação contra HPV acontece hoje; confira os locais

24/06/2017
Compartilhar:
Foto: Divulgação

Intensificando as ações de prevenção contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), a Secretaria de Saúde realiza hoje (24) um mutirão de vacinação de 9h às 17h, em nove Unidades de Saúde. As doses estarão disponíveis na UBS Pedro do Rio, UBS Itaipava, Ambulatório Escola, UBS Retiro, UBS Quitandinha, Hospital Alcides Carneiro, Centro de Saúde, PSF Alto da Serra e Epidemiologia.  Para as meninas, a faixa etária para a imunização vai dos 9 aos 14 anos e, para os meninos, dos 11 anos aos 14 anos. A imunização contra o HPV pode ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer.

 Tanto para meninos quanto para meninas, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses entre a primeira e a segunda dose. A campanha de atualização do esquema vacinal começou 19 de junho e vai até o dia 21 de julho. 

A vacina contra HPV foi expandida pelo Sistema Único de Saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro após a publicação da lei 6.060/11 de autoria do prefeito Bernardo Rossi que reforça a importância dos pais levarem os adolescentes até os postos.

“Em todo o Estado o Dia D de vacinação será no dia 02 de julho, mas como teremos o feriado do Dia do Colono no dia 29, em Petrópolis houve essa antecipação. Mas vale ressaltar que a vacinação é permanente e está disponível diariamente em 14 unidades de saúde. Nós vamos reforçar a divulgação nas escolas para conscientizarmos os pais e aumentarmos o número de adolescentes protegidos contra a doença”, afirma Bernardo Rossi, que teve a lei aprovada em seu mandato de deputado estadual.

 O secretário de Saúde, Silmar Fortes, pretende reforçar a divulgação junto aos adolescentes através de uma busca ativa que será realizada pelas agentes comunitárias de saúde em Unidades de Saúde próximas às escolas. Atualmente, 1.100 adolescentes foram imunizados, mas a estimativa é que 18 mil sejam vacinados este ano.

 “Será importante que as equipes que atuam próximo às escolas façam um levantamento de quantos adolescentes conseguimos imunizar próximos aos PSF e UBS. O que observamos é que muitas meninas tomaram a primeira dose e não retornaram para tomar a segunda, então é importante que os pais estejam atentos e levem tanto os meninos quanto as meninas para se vacinarem no dia D contra o HPV”, ressalta Silmar Fortes.

 A análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos. 

 “A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. O vírus pode provocar também casos de câncer de pênis, ânus e garganta. A vacina é segura, não há contraindicação, o que ela pode provocar de reação é uma febre leve e a região ficar um pouco dolorida como pode ocorrer em qualquer outra aplicação de vacina”, explica a coordenadora da Epidemiologia, Alessandra Cardoso.

Saiba onde encontrar a vacina: 

*Atendimento de 8h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço

Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) - Rua Santos Dumont, S/Nº

PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2024 (Praça Miguel Couto)

UBS Quitandinha - Rua General Rondon nº 400

UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco s/n 

Ambulatório Escola - Rua Bernardo Proença nº 32

Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Corrêa, 1.345

UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n

Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455

UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n