Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Mundo SENAI: dois dias para debater o mercado de trabalho e o futuro profissional

03/09/2017
Compartilhar:

Alunos de escolas públicas e privadas, jovens e adultos em busca de uma oportunidade e trabalhadores da indústria que querem se aperfeiçoar podem participar do Mundo SENAI. Durante os dias 14 e 15 de setembro, as unidades de todo o país abrem portas e oferecem palestras, oficinas e workshops gratuitos para que a comunidade em geral conheça, com mais detalhes, as possibilidades que o SENAI apresenta para a escolha da carreira e de uma boa formação.

Em Petrópolis as atividades abordarão temas como formação técnica, possibilidades de entrada no mercado de trabalho e orientação profissional. Também serão realizadas visitas guiadas às oficinas e laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. 

“Ao participar desses encontros os visitantes podem se identificar com determinados setores da indústria, criando um novo olhar sobre o futuro. Além disso, essa é uma ótima forma para esclarecer informações para aqueles que ainda tem dúvidas sobre que curso fazer ou qual carreira seguir”, explicou o coordenador de Educação Profissional do SENAI Petrópolis, Rogério Sant’Anna.

Esse novo olhar, inclusive, baseou a formatação da programação de palestras. Robótica, desenvolvimento de jogos, automação em eletrotécnica e a tecnologia de soldagem foram os assuntos escolhidos. “As rápidas transformações do mundo geram novos modelos de negócio, por isso, queremos compartilhar com esse profissional do futuro novas oportunidades e tendências que serão cada vez mais comuns”, completou o coordenador.

As indústrias da região também serão representadas no evento. A Mostra de Projetos Integradores vai expor os projetos desenvolvidos pelos alunos do SENAI que pensaram soluções para os problemas reais apontados pelas empresas. As demandas foram geradas pelos próprios empresários que sinalizaram gargalos ou questões que impedem a produção plena e geram custos extras para a companhia. 

“Os trabalhos expostos aqui são o resultado da capacidade criativa e inovadora dos estudantes do SENAI, que pensaram solução para problemas que acontecem dentro das fábricas e prejudicam de alguma forma a capacidade produtiva dessas companhias”, enfatizou Sant’Anna. 

A programação completa de todas as unidades do SENAI e as inscrições para as palestras e visitas devem ser feitas pelo site www.cursosenairio.com.br/mundosenai. 

O SENAI Petrópolis fica na Rua Bingen, 130, no Bairro Bingen.

Confira a programação do Mundo SENAI em Petrópolis:

Dia 14/09 – Quinta-feira

14h as 17h – Palestra sobre Programação para o desenvolvimento de Jogos. 

Visitação a exposição dos projetos Integradores Desafio SENAI + Indústria / Simulador de Solda / Realidade Aumentada/ Robótica com Lego e nas oficinas e laboratórios.

19h as 21h30 – Palestra: Automação para o Técnico em Eletrotécnica 

História da Automação, Indústria 4.0 e Automação Residencial 

Visitação a exposição dos projetos Integradores Desafio SENAI + Indústria / Simulador de Solda / Realidade Aumentada/ Robótica com Lego e nas oficinas e laboratórios.

Dia 15/09 – Sexta-feira

14h as 17h – Iniciação a Robótica 

A importância da Robótica na Aprendizagem no Mundo Atual.

Visitação a exposição dos Projetos Integradores Desafio SENAI + Indústria / Simulador de Solda / Realidade Aumentada / Robótica com Lego e nas oficinas e laboratórios.

19h as 21h30 – Tecnologia de Soldagem para o Técnico em Mecânica

Processos de Soldagem na Indústria Metal Mecânica.

Visitação a exposição dos Projetos Integradores e Desafio SENAI + Indústria / Simulador de Solda / Realidade Aumentada / Robótica com Lego e oficinas e laboratórios.