Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Palácio de Cristal resgata origens com primeira edição do Agroserra Imperial

06/10/2017
Compartilhar:
Foto: Marcello Santos

Um presente do Conde D’Eu para sua esposa, a Princesa Isabel cultivar suas hortaliça e flores, o Palácio de Cristal vai resgatar suas origens, neste fim de semana, com a primeira edição do Agroserra Imperial. O evento, que é realizado há três anos em Secretário, chega ao Centro Histórico e promete animar o público a partir de hoje (06.10). Com apoio da Prefeitura, por meio da TurisPetro, o Agroserra Imperial vai até domingo (08.10) com programação gratuita e 60 expositores com o melhor da produção local. A expectativa, segundo os organizadores, é superar o público da edição de Secretário, de 10 mil pessoas.

 Nas 36 tendas nos jardins do Palácio de Cristal e no interior da “estufa” da Princesa, o público vai conferir uma variedade de cervejas e cachaças artesanais, compotas, conservas, doces e as delícias produzidas na Região Serrana e grande parte em Secretário, onde nasceu o evento em 2015.

“A feira Agroserra em Secretário é um enorme sucesso e essa versão no Palácio de Cristal é uma ótima oportunidade para os produtores locais divulgarem suas mercadorias, visto que uma das dificuldades mais levantadas por eles é a do mercado para o escoamento da produção. A Agroserra dá visibilidade para a ampliação dos canais de venda”, destaca o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Celso Albuquerque.

 A iniciativa se insere como mais uma ação impulsionadora do Turismo em Petrópolis, por meio da união entre poder público e iniciativa privada, destacando e valorizando o lado gastronômico e produtor da Cidade Imperial e da Serra do Rio.

 “O AgroSerra tem um papel bacana de estimular o Turismo por onde ele passa. Principalmente por apresentar ao turista produtos da região. O turista que visitar Petrópolis e vir ao AgroSerra Imperial vai ver produtos de Petrópolis, da Serra, que tenham a identidade e que reforçam essa identidade cultural e gastronômica da Região Serrana”, frisa um dos organizadores, Hugo Franco.

 A ideia, segundo os organizadores, é tornar o AgroSerra Imperial um evento anual no calendário da cidade, assim como ocorre em Secretário.

 “A nossa proposta com o AgroSerra é aproximar o consumidor final do pequeno produtor e empreendedor. Secretário é a nossa casa, mas o evento tem um formato que se estende, é interessante a população de Petrópolis conhecer melhor o produtor que está aqui na região, inserido na Serra. É um formato que se adéqua bem. É o conceito da Roça ao Prato que trabalhamos. O consumidor conhecer a origem, a pessoa que está por trás daquele produto de qualidade que ele consome”, explica Hugo destacando a relação do Palácio de Cristal com o evento.

 “Escolhemos o Palácio pela questão da origem dele. A nossa intenção é trazer de volta essa origem. Queremos associar os produtos agrícolas dentro do espaço. Vamos ter um espaço dentro do palácio só de orgânicos e flores. A ideia de fato é manter viva a origem histórica do Palácio de Cristal e por isso trazer o evento para esse espaço específico”, comenta.

 O AgroSerra Imperial acontece nesta sexta, de 17 às 23h, com show do Trio Fuá, às 20h. No sábado (07.10) a feira acontece de 10 às 23h, com o Trincado Trio animando o público às 20h. E no domingo o evento acontece de 10 às 17h. Além de música, a programação conta com oficinas, workshops e uma Aula Show com a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil no sábado, às 14h.

 “Estamos incrementando a programação oferecida no município por meio de parcerias com a iniciativa privada. E esse é mais um evento diferenciado, que torna a visita dos nossos turistas ainda mais especial e personalizada, pois ele vivencia o que temos de melhor na Serra com essa experiência degustativa com uma diversidade de produtos da região. E em um dos nossos cartões postais, que é o Palácio de Cristal, que tem toda relação com a proposta do AgroSerra Imperial de resgatar as origens”, pontua o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente.