Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Plano de Negócios

Por: Luiz Fernando Bastos
05/10/2017
Compartilhar:

Para os leitores que pensam na manutenção de seus negócios e para os que buscam investir em alguma oportunidade, o PLANO DE NEGÓCIOS é o caminho escrito das ações que deverão ser analisadas e tomadas.

Ele descreverá, segundo a sua análise, que pontos precisam ser priorizados e que poderão, segundo os resultados obtidos, favorecer a decisão por investir no negócio ou simplesmente fazer com que desista deste projeto.

Quando fazemos uma reforma em nossa casa conversamos com a família sobre as opções e benefícios que serão agregados. Fazemos um projeto, cotamos o preço do material que será gasto, como cimento, areia, pedra, acabamentos e da mão de obra que será utilizada. Efetivamente começamos a obra se todo o plano estiver aprovado, e realizamos etapa por etapa, com acompanhamento, revisão e cobranças. 

O PLANO DE NEGÓCIOS segue um padrão semelhante. Nele escrevemos os nossos objetivos, expertises, necessidades de conhecimento e profissionais para supri-las, prazos, recursos, entre outros, de forma que ameaças e oportunidades fiquem bastante claras durante todo o processo.

Com o cuidado necessário, é preciso fazer a descrição do negócio, avaliação do mercado, localização, os principais competidores, formação de equipe, investimentos, projeção de fluxo de caixa e algumas outras tarefas que deem segurança sobre a viabilidade e sustentabilidade do investimento.

Para todas as perguntas não é obrigatório que as respostas estejam em suas mãos. Estude os concorrentes, converse com eles, seja consumidor de seus produtos e aprenda o máximo que puder. Por outro lado, contrate temporariamente as habilidades necessárias, como um profissional de TI, uma consultoria financeira ou de RH, pessoas com conhecimento de serviços e mercados que serão vitais no projeto. 

O momento é oportuno para estudar novos projetos. Estou a disposição no que for possível colaborar. Sucesso!


Veja mais no blog Gestão de Negócios


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.