Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Projeto Alegria de Ler capacita 25 profissionais como agentes de leitura

04/07/2017
Compartilhar:

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento capacitou 25 agentes de leitura para atuarem no projeto “Alegria de Ler”, que contemplará cinco unidades de educação em Petrópolis com bibliotecas. A implantação do projeto tem patrocínio da GE Celma e conta a parceria da Secretaria de Educação. A capacitação foi ministrada pelas bibliotecárias Bianca Ferraz e Joanilda dos Santos, e ocorreu ontem, na Casa da Educação Visconde de Mauá.

Os novos agentes de leitura atuarão nas Escolas Municipais Hercília Moret, em Corrêas; Carmem Nunes Martins, na Ponte de Ferro; Augusto Pugnaloni, em Itaipava; a Escola Paroquial Nossa Senhora das Graças, no Quarteirão Brasileiro; e a Casa da Educação Visconde de Mauá, no centro da cidade, que serão contempladas com o projeto e cada uma receberá uma biblioteca com 1000 livros sobre assuntos variados, oferecendo aos alunos e moradores de suas comunidades a oportunidade democratizada de acesso à leitura.

 “Os agentes de leitura capacitados pelo Instituto Oldemburg vão funcionar como um importante elo de fortalecimento do binômio escola – comunidade. Temos 4.600 pedidos de bibliotecas no Brasil, que não conseguimos instalar por falta de recursos. Petrópolis tem sorte de conseguirmos o patrocínio”, declara Cristina Oldemburg.

Na capacitação, os agentes receberam instruções sobre catalogação de livros, montagem das bibliotecas, cuidados com o acervo, organização, manutenção, funcionamento do espaço. Também receberam material com informações operacionais e de divulgação, placas de horário de funcionamento, dentre outros itens. A próxima etapa do projeto será a vivência lúdico/literária, quando os agentes participarão de atividades pedagógicas para trabalharem com os livros que receberão.


Todas as bibliotecas do projeto homenageiam escritores brasileiros e as 5 novas receberão o nome de “Biblioteca Antônio Callado”, em homenagem ao centenário do escritor. A primeira a ser inaugurada será a da Casa da Educação Visconde de Mauá, no dia 31 de agosto, onde haverá a exposição “Quarup”, baseada na obra do autor. A inauguração das demais bibliotecas será na semana seguinte, com a data a confirmar.

“A Casa da Educação Visconde de Mauá está orgulhosíssima por ter sido selecionada para receber tamanha e valiosa coleção de livros através do projeto “Alegria de Ler”. Na verdade, a alegria é nossa, pois quem lê, amplia a visão do mundo. Estaremos transformando a realidade de muita gente com essa oportunidade”, diz Catarina Maul, diretora da Casa de Educação Visconde de Mauá.

Através do projeto “Alegria de Ler”, visando fortalecer, incentivar e democratizar a leitura, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento já implantou 840 bibliotecas em todo o Brasil, cultivando a integração entre os leitores em cada comunidade onde uma unidade recebe suas ações.