Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Polenta Cremosa com Ragú à Bolognese

Por: Ana Paula Tapajóz
17/06/2017
Compartilhar:
Foto divulgação

Para esta semana, a receita escolhida para aquecer o paladar nos dias frios petropolitanos é uma Polenta Cremosa com Ragú à Bolognese. Um prato forte e saboroso que promete fazer sucesso em um jantar a dois ou para amigos e familiares.


Receita

Ingredientes

Polenta

9 xícara(s) de chá de caldo de galinha

1 colher(es) de sopa de sal

5 colher(es) de sopa de leite integral

2 xícara(s) de chá de fubá ou de sêmola de milho

Ragu

3 colher(es) de sopa de azeite

4 dentes de alho picado

1 cebola grande ralada

1 cenoura média ralada

1 quilo(s) de fraldinha sem gordura

1 colher(es) de sopa de sal

Pimenta a gosto

4 colher(es) de sopa de extrato de tomate

1 e 1 /2 litro(s) de água

1/2 xícara(s) de chá de salsinha picada


Modo de preparo

Polenta

Numa panela grande, aqueça o caldo de galinha em fogo médio. Quando ferver acrescente o sal e o leite. Abaixe o fogo. Acrescente o fubá (ou sêmola de milho) aos poucos. Com a colher de pau ou um batedor, vá mexendo sem parar e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.

Ragu

Aqueça uma panela no fogo alto por dois minutos e coloque o azeite. Coloque o alho, cebola e a cenoura ralada. Tempere a carne com sal e pimenta e leva à panela e deixe dourar. Junte o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente o um litro e meio de água. Deixe cozinhar por 45 minutos em fogo médio até que a carne fique bem macia e desmanchando. Desfie a carne para que vire um ragu. Coloque um de molho sobre a polenta, salpique um pouco de salsinha. Ou monte porções individuais num prato fundo. Receita do restaurante Sallvattore, em SP.