Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Robótica: Petrópolis disputa título estadual

27/08/2017
Compartilhar:
Foto divulgação

Estudantes da Escola SESI Petrópolis se preparam para disputar mais um desafio da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), principal competição de robótica do país. Vencedores na etapa regional realizada em julho, os jovens Caio José Peterman Tesch, João Vitor Werneck e João Vitor Valença, agora disputam o torneio estadual que reúne as 21 melhores equipes do Rio. Quem levar a medalha de ouro vai representar o Estado na competição nacional que será realizada em novembro, em Curitiba.

O novo desafio será realizado na PUC Rio, em 2 de setembro e, para encarar as dificuldades que serão propostas nesta fase, os alunos intensificaram o treinamento e o aperfeiçoamento do equipamento. “Trabalhamos na melhoria do robô, dos sensores e na programação para as adaptações para o novo circuito. Será uma prova mais difícil, com nível de exigência maior, mas estamos trabalhando firme para conquistar o primeiro lugar”, destacou o Allan Dittmar, membro da equipe que contribui para a programação do robô e realização de testes. O grupo ainda conta com a supervisão do professor Robson Thomé.

Mais uma vez a OBR vai exigir que os robôs autônomos cumpram as tarefas exigidas com menos erros e no menor tempo. Esses equipamentos são configurados como robôs de resgate e devem superar barreiras e desafios do trajeto para recuperar objetos perdidos ao longo do caminho. A execução perfeita rende o maior número de pontos. 

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem por objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Os desafios promovem a integração entre os estudantes e servem para apresentar novos horizontes e despertar o interesse dos jovens por temas como ciência e tecnologia por meio do estímulo à criatividade, dando espaço e valorizando a criação, a descoberta e o pensar de forma diferente.