Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Sábado é dia de proteger cães e gatos da raiva animal

09/06/2017
Compartilhar:
Reprodução Internet

A Coordenação de Vigilância Ambiental confirmou para amanhã (10) a segunda etapa da campanha de vacinação contra raiva animal. A imunização será realizada no posto de saúde da posse e em outras oito ações volantes pelo bairro, além do Brejal e adjacências e em horários alternados, entre 9h e 17h. A ação pretende alcançar 2.340 animais nestes bairros para que cães e gatos vacinados permaneçam protegidos por um ano.

A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 29.802 cães e 5.960 gatos em todo município. A campanha foi dividida por regiões e em um cronograma de sete meses, além disso, toda equipe de vacinação foi orientada sobre os procedimentos que devem ser adotados durante o período, como por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados.

“Nós dividimos a campanha de acordo com o cronograma do ano passado para imunizarmos os animais no mesmo período e com validade por um ano. Nossa expectativa é de manter o município sem índices de casos da doença e para isso, a participação da população levando os seus cães e gatos para a vacinação é essencial”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, ressaltou que os animais precisam estar saudáveis e devem ter a partir dos três meses de vida.

“A vacina não apresenta contraindicação. O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde. Nós só não iremos fazer a imunização em animais que estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos”, explica Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

Caso o proprietário tenha perdido o cartão de vacinação do ano passado, o animal receberá um novo documento com a comprovação de aplicação da dose.  Maria Beatriz Fagundes Pellegrini alertou ainda que crianças não devem conduzir os animais no dia da vacinação.

“O transporte de cães e gatos deve ser feito de maneira adequada, ou seja, cães de pequeno porte e gatos devem ser lavados em caixas para transporte e animais de grande porte com coleiras e focinheiras, se forem agressivos.Todos os animais devem estar com coleiras e transportados por um adulto, de forma segura para evitar o estresse da vacinação”, disse.


Ponto de vacinação

Saiba onde encontrar a vacina antirrábica: 


Ponto de vacinação

Posto de Saúde Posse

09 às 17:00h

 

Vacinação Volante 

E.M Oswaldo C. Frias(9:00 às 12:00h)

Bairro: Nossa Senhora de Fátima

 

E.M. Beatriz Zaleski(13:00 às 17:00h)

Bairro: Posse

 

Inga – Bar do Gatão (15:15 às 16:00h)

Bairro: Ingá

 

Ponto Final da Kombi(16:15 às 16:30)

Bairro: Ingá

 

E.M.Felix de Barros  (9:00 às 11:00h)

Bairro: Córrego Grande

 

Bar de D. Maria (11:05 às 11:20h)

Bairro: Córrego Grande

 

Granja Raposo(11:40 às 12:00h)

Bairro: Posse

 

E.M. HildebrandCarvalho  (13:00 às 15:00h)