Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Salas de Leitura são inauguradas em quatro escolas da rede municipal

19/09/2017
Compartilhar:

A literatura tomou conta de quatro escolas municipais na sexta-feira e no sábado, quando foram inauguradas em suas sedes as “Salas de Leitura Antônio Callado”, com patrocínio da GE Celma, através do projeto “Alegria de Ler”, realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

As unidades educacionais, Escola Paroquial Nossa Senhora das Graças, Escola Municipalizada Hercília Moret, Escola Municipal Augusto Pugnaloni Escola Municipalizada Carmem Nunes Martins prepararam cerimônias de inauguração que emocionaram alunos, pais e demais presentes, com apresentação de corais, declamação de poesias, homenagens, dentre outros. A E.M. Carmem Nunes Martins contou, inclusive, com a presença de “Antônio Callado”, personificado pelo aluno Yuri Ferreira Sant’Ana, do 3º ano do Ensino Fundamental, que falou sobre a vida do personagem e acompanhou os presentes na visitação à sala.

“Esse projeto foi um presente para a escola. Chegou nesse espaço para acrescentar e estimular o conhecimento, aumentando o nosso número de leitores”, declarou a diretora da Escola Paroquial Nossa Senhora das Graças, Márcia Maria Gomes.

Cada sala de leitura recebeu a doação de mil livros, que serão utilizados por alunos e membros da comunidade escolar através de consultas e empréstimos. O acervo conta com títulos não didáticos e de temas diversificados como literatura brasileira e estrangeira, literatura infanto-juvenil, história, biografias, arte, cultura, sociologia, desenvolvimento pessoal, tecnologia, dentre outros. A seleção dos livros foi realizada com foco na formação de novos leitores.

“Agradeço a parceria da comunidade com a escola. Esse é um trabalho para todos. Temos títulos para crianças, mas, também para jovens e adultos e queremos que os pais façam parte dessa iniciativa. O apoio das famílias é fundamental e os livros servem para todos”, declarou Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.