Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Saúde confirma Dia D de coleta de preventivos

06/11/2017
Compartilhar:
Divulgação

A prefeitura promove no sábado dia (11) o dia D de Coleta de Preventivo nas Unidades de Saúde do Município. Atualmente há 13.406 mulheres com o exame em dia, 50% a mais com relação ao mesmo período do ano passado, mas a Secretaria de Saúde trabalha para aumentar ainda mais esses índices. No último levantamento realizado pelo município, há 22.336 usuárias do Sistema de Único de Saúde e a prefeitura buscará ampliar o acesso às ações preventivas de doenças e de promoção da saúde da mulher.

O Dia D estava agendado, inicialmente, para o dia 21 de outubro, mas foi adiado por causa de decisão judicial que restringiu, em todo o território nacional, a atuação dos enfermeiros. A decisão foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, no dia 18 de outubro, mas o município decidiu manter o adiamento para organizar a programação nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, Centro de Saúde, Hospital Alcides Carneiro e Ambulatório Escola. A coleta de material para o preventivo será feitas em todas estas unidades das 8h30 às 16h. 

O secretário de Saúde Silmar Fortes reitera que o município manteve as ações preventivas e de conscientização do Outubro Rosa junto às unidades e postos de Saúde, além de programação especial nas Academias da Saúde. Foram oferecidas palestras alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero, aulas de ginástica, dança, oficinas de artesanatos, rodas de conversa e grupos de apoio às mulheres já diagnosticadas com a doença.

“Com a chegada de novembro, nós vamos continuar promovendo as ações de apoio, conscientização, alerta e levando informação para todas as famílias da comunidade. Com o novembro Azul estamos traçando as estratégias de levar os homens paras as consultas preventivas junto à Atenção Básica em grande parte dos casos, o homem só procura atendimento médico em casos urgente. Essa é uma cultura que precisamos mudar”, afirma.

Algumas unidades já realizaram o Dia D de coleta de preventivo durante o mês de outubro, como exemplo os PSF de Águas Lindas, Alto Independência, Posse, Pedras Brancas e Bataillard.

“Estamos fazendo um levantamento dos postos que já fizeram o Dia D para que a gente verificar se houve uma boa adesão para repetirmos ou não. Na próxima semana iremos divulgar a lista com a programação completa com as unidades que participarão do Dia D”, anuncia Fabíola Heck, superintendente de Atenção à Saúde.

Fabíola Heck reforça que o enfermeiro tem o papel fundamental na atenção primária que inclui não só a coleta de preventivos, mas a identificação agravos e complicações na gravidez, alterações no período pré-natal, acompanhamento das infecções sexualmente transmissíveis (casos de sífilis, HIV/AIDS, entre outras), de tuberculose, dentre outros agravos de grande importância para a saúde pública do município.

“O enfermeiro que é capacitado e especializado em colher preventivo assim como prescrever alguns exames e realizar consultas dentro da Estratégia de Saúde da Família. A Secretaria de Saúde vem promovendo formação continuada à esses profissionais constantemente a fim de promover a atualização e a formação técnica desses profissionais”, explica.