Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Público-alvo de vacina contra HPV é ampliado, confira os postos de vacinação

18/08/2017
Compartilhar:
Foto: Marcello Santos

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da imunização contra o HPV para mulheres e homens de 15 até 26 anos. A medida vale apenas enquanto houver doses em estoques com previsão de vencimento para setembro deste ano. Em Petrópolis, 2.490 vacinas estarão disponíveis para o novo grupo se imunizar a partir de segunda-feira (21.08), em 14 postos com rotina de vacinação. O objetivo é aumentar o número de pessoas protegidas contra o vírus, que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de colo de útero nas mulheres e cujo contágio ocorre também através da relação sexual.

A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quinta-feira (17.08). O Ministério da Saúde já havia aumentando a faixa etária da imunização em junho ampliando a aplicação das doses em meninos de 11 até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria de Saúde informa que após a aplicação os adultos que se imunizarem poderão retornar às unidades para receber outras doses previstas no esquema de vacinação.

A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando inicialmente os meninos de 12 até 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas. Também terão direito a vacina, a partir de agora, homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

“O nosso prefeito é o autor da lei 6.060/11, que determinou a vacinação no Estado do Rio e que inspirou a iniciativa do governo federal expandida para vacinação em massa pelo SUS em todo o país. É importante que esse novo grupo se imunizem contra a doença. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A ampliação ocorre diante das baixas coberturas de vacinação e da proximidade do vencimento das doses já distribuídas.  Atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus no município, mas a estimativa é que 18 mil sejam vacinados. Preocupado com a baixa adesão do público-alvo, o Secretário de Saúdeirá mobilizar as equipes para divulgar a campanha nas unidades escolares.

“Com a implantação do Programa Saúde na Escola nós iremos aumentar, a partir de setembro, as campanhas dentro das escolas. Protegendo os adolescentes agora, nós vamos conseguir reduzir as chances do surgimento de um possível câncer no futuro. Precisaremos também reforçar a divulgação da segunda dose da vacina, observamos que muitas meninas tomaram a primeira dose e não retornaram para tomar a segunda, então é importante que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação dos seus filhos”, ressalta Silmar Fortes.

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

*Atendimento de 9h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço 

Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)

Rua Santos Dumont, S/Nº

PSF Alto da Serra

Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

PSF São Sebastião

Rua São Sebastião nº 625

UBS Alto Independência

Rua Ângelo João Brand s/n

UBS Quitandinha

Rua General Rondon nº 400

UBS Retiro

Av. Barão do Rio Branco s/n 

Ambulatório Escola

Rua Bernardo Proença nº 32

UBS Itamarati

Rua HívioNaliato nº 169 

Hospital Alcides Carneiro

Rua Vigário Corrêa, 1.345

UBS Morin

Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin

UBS Itaipava

Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

UBS Pedro do Rio

Estrada União e Indústria s/n

PSF Posse

Estrada União de Indústria nº 33.530

Coordenação Epidemiologia

Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455.