Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

Vem aí a terceira edição Copa Tribuninha

09/09/2017
Compartilhar:
Foto Marco Oddone

Vem aí a terceira edição da Copa Tribuninha de futebol (categorias sub-8, sub-10 e sub-12). A competição mirim que tem como intuito promover o jogo em detrimento da conquista do título em si está marcada para os dias 1 e 28 de outubro, sendo que o palco escolhido é um dos mais importantes da história esportiva da cidade: o estádio Atílio Marotti. O evento vem com algumas novidades para a garotada.

A escolha do Serrano para este ano se dá por várias razões. A primeira delas é a associação do Grupo Tribuna com o departamento de esportes amadores do popular clube da cidade, promovendo a base e o crescimento do nome da instituição pra lá de centenária em seu esforço para recuperar a força esportiva que o marcou nacionalmente na década de 80. Além disso, o bom laço entre a presidência do Leão da Serra e com jornal diário reforçou a tese de que o Atílio Marotti receba os jogos do torneio.

A Copa Tribuninha já teve duas edições: no final de novembro e início de dezembro do ano de 2015, foi disputada no estádio Carlos Guinle, no Valparaíso, espaço cedido pelo Petropolitano; já a segunda ocorreu no ano passado durante o mês de setembro: o estádio Osório Júnior, em Cascatinha, recebeu durante três sábados os jogos. Vale ressaltar que a disputa acontece paralelamente com a montagem de três pequenos campos de futebol no interior da praça de esportes, com a arbitragem oriunda da Liga Petropolitana de Desportos.

A coordenação técnica da Copa Tribuninha deste ano ficará a cargo de Hingo Hammes, Superintendente de Esportes do município, que conhece como poucos a fórmula e a execução da competição. Em 2007, Hammes e mais alguns profissionais de educação física criaram a Copa Adidas, no Petropolitano, exatamente nos mesmos moldes da Tribuninha. De acordo com ele, o objetivo é repetir o sucesso nas edições anteriores, sendo que para a temporada de 2017 haverá novidades.

Segundo o Coordenador, além de escolinhas e clubes haverá a abertura de inscrições de equipes das comunidades locais. O regulamento não permitirá a entrada de jogadores que estejam inscritos nos campeonatos da Liga Petropolitana de Desportos e justificou essa medida, dizendo que o calendário da entidade está muito apertado na temporada. “A Liga está tendo muitos campeonatos paralelamente e muitas crianças estão envolvidas. Por causa disso, resolvemos vetar o ingresso de atletas para não desfalcarem seus times em jogos oficiais”, explicou Hingo, que quer a garotada que não está acostumada a participar de torneios diferenciados na disputa da Copa Tribuninha. “  Será uma bela chance para que a Copa seja ainda mais democratizada, abrindo espaço para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de jogar um evento como esse”, emendou.

A filosofia da Copa Tribuninha obedece a critérios diferentes dos campeonatos. Ou seja, apesar de haver um vencedor na partida, não é estimulada a competição entre as crianças, mas sim o prazer de jogar futebol e a sua interação entre os participantes. Tanto é que, no final, todos os atletas são premiados com medalhas. As inscrições para o evento serão abertas na próxima segunda-feira, na loja Bico da Bota sem pagar nada.