Tribuna de Petrópolis

Texto A - A A +

YouTube Space Rio está de portas abertas a criadores de conteúdo de todo o Brasil

02/10/2017
Compartilhar:
Foto divulgação

Desde o dia 07 de Agosto deste ano, o YouTube inaugurou no Rio de Janeiro seu espaço de capacitação e treinamento voltado aos aspirantes ao posto de influenciadores digitais, e criadores de conteúdo na plataforma, no chamado YouTube Space Rio.

Sejam do Rio, ou de qualquer parte do Brasil, estes novos artistas e profissionais são aguardados a frequentar o espaço, que fica num dos lugares mais lindos do mundo: o Porto Maravilha, uma região rica em história e rodeada por beleza natural, onde se vê por todos os lados a diversidade da população e da cultura do Brasil.

Talentos cariocas à frente da telinha servem como inspiração

O Rio sempre esteve na vanguarda da criatividade. Foi no Rio que, em 1896, os brasileiros viram pela primeira vez um filme de cinema. Também foi aqui que começou a produção de cinema nacional. No YouTube nunca foi diferente. Cariocas como Porta dos Fundos, Parafernalha, Felipe Neto, Boca Rosa, Evelyn Regly, Matemática Rio, Combo Estúdio (O (sur)real mundo de Any Malu), Castro Brothers e muitos outros nos mostram todos os dias que as fronteiras da imaginação, unida à nossa sede por humor e conhecimento, ainda tem amplo espaço para se desenvolver.

Com a inauguração deste espaço de 3 mil metros quadrados, o Rio de Janeiro passa a integrar um time de outras 9 cidades que já têm Space, todas conhecidas por sua importância criativa e audiovisual, como Los Angeles, Tokyo e Nova York. Desde março de 2015, criadores filmando em Spaces de todo o mundo produziram mais de 10 mil vídeos, os quais atingiram mais de 1 bilhão de visualizações e somaram mais de 70 milhões de horas de exibição.

No YouTube Space Rio os criadores podem:

Aprender: com programas de treinamento e workshops, além de inúmeras oportunidades de troca de informações e aprendizado com profissionais experientes da indústria.

Conectar: Participar de eventos, colaborar com outros criadores, dividir ideias e compartilhar dicas e melhores práticas para aproveitar o YouTube ao máximo.

Criar: Este será um espaço para produzir conteúdo e com recursos disponíveis para auxiliar o processo do início ao fim, incluindo contribuições criativas e colaboração, empréstimo de equipamentos de ponta como câmeras, iluminação, microfones, e muito mais. Também teremos cenários alternados e captação e edição de áudio profissionais.

É importante destacar ainda, que recentemente, nomes como: Porta dos Fundos, Jovem Nerd e outros, não só visitaram o espaço, mas também foram os primeiros a gravar alguns de seus quadros no espaço, ressaltando a importância e o significado deste para o público.

Números impressionantes, profissionalismo e qualidade maiores ainda

O Brasil é um dos principais mercados do YouTube no mundo: 95% dos brasileiros conectados acessam o YouTube ao menos 1 vez por mês, e a média de tempo de consumo de vídeo do Brasil é a segunda maior do mundo. A força motriz por trás deste fenômeno é a quase infinita variedade de assuntos tratados na plataforma e a diversidade de YouTubers brasileiros que criam com paixão - e em português bem brasileiro -- uma parte relevante das 400 horas de vídeo que sobem na plataforma a cada minuto.

O potencial que vislumbrado com a criação do espaço para o Rio de Janeiro é enorme. Nele, uma nova geração de YouTubers poderá iniciar sua jornada de sucesso, e programar os próximos passos de seus canais, se desafiando a produzir cada vez mais inspire uma audiência global. O Space do Rio será bem sucedido se for uma força a favor da maior integração das comunidades criativas cariocas, eliminando barreiras entre o criador e os recursos necessários para execução de sua visão. Além do auxílio de experiente equipe técnica, criadores no Space contam com um grande conjunto de câmeras 4K, câmeras de cinema, câmeras e workshops 360, e captação profissional de áudio em todos os estúdios.

Requisitos justos para integrar a escola de aprendizado

Mesmo sendo um espaço democrático, o Youtube Space Rio visa orientar os interessados na produção de conteúdo, com um dos princípios mais importantes na atualidade deste universo; qualidade.  

Desta forma, os participantes não apenas terão uma vantagem sobre a atual geração, com a orientação e treinamento altamente qualificados para seus temas, mas serão detentores de conhecimentos e segredos que poucos hoje são capazes de obter.

Criadores de todos os níveis podem participar dessa comunidade, acumulando conhecimento através de workshops gratuitos, para os quais o criador deve ter um canal com no mínimo 1 mil inscritos. Para reservar um dos estúdios, o mínimo exigido é de 10 mil inscritos. 

A agenda de workshops e todos os requisitos necessários para participação podem ser verificados pelo site do YouTube Space Rio.